A partir desta quarta-feira (17), os trabalhadores residentes nos municípios de Feliz Deserto e Pilar, no interior de Alagoas, já podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A liberação, decorrente das fortes chuvas nas cidades, pode ser solicitada à Caixa Econômica, por meio do Aplicativo FGTS.
Os moradores das áreas afetadas em Feliz Deserto, conforme endereços identificados pela Defesa Civil Municipal, podem solicitar o saque até a próxima quinta-feira (25) . Já os trabalhadores do Pilar têm até o dia 16 de outubro.
É necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.
A solicitação é realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.
Até o momento, 152 municípios de Alagoas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo foram habilitados com o Saque FGTS por motivo de calamidade em 2022. Além de Feliz Deserto e Pilar, em Alagoas já são 12 o número de municípios beneficiados. São eles: Atalaia, Barra de São Miguel, Coité do Noia, Coqueiro Seco, Coruripe, Jacuípe, Maceió, Murici, Penedo, Rio Largo, Satuba e Teotônio Vilela.