As Unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) em Maceió e Arapiraca irão funcionar em horários especiais nesta quinta-feira (7), Feriado Nacional da Independência do Brasil. Em Maceió, as Unidades Trapiche e Via Expressa abrem para coleta de sangue das 7h30 às 17h e, em Arapiraca, a Unidade Eldorado, atende das 7h30 às 12h.
Com isso, os alagoanos que não dispõem de tempo para se candidatar à doação de sangue nos dias úteis podem praticar o gesto voluntário durante o feriado. Além de funcionar em horário especial para captar doações de sangue, os Núcleos de Hematologia, Laboratorial e de Dispensação de Sangue funcionam normalmente para atender os pacientes hematológicos, processar e distribuir os hemocomponentes às maternidades e hospitais.
Para se candidatar à doação de sangue, além de estar bem de saúde, o voluntário deve ter idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos. Caso seja menor de 18 anos, é exigido, ainda, que esteja portando um documento de identificação oficial e original com foto, além de estar acompanhado dos pais ou do responsável legal.
A assistente social do Hemoal, Clycia Pontes, ressalta que há impeditivos definitivos para doar sangue, como ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. "Já entre os impedimentos temporários, está a proibição de doar sangue durante 12 meses após fazer tatuagem, maquiagem definitiva e ao colocar piercing. Os voluntários também ficam impossibilitados por doze horas, caso tenham ingerido bebida alcoólica e, caso não tenham dormido no mínimo seis horas na noite anterior, a doação também é vetada", informa.