O
governo do Rio Grande do Sul estima que precisará de pelo menos R$ 3
bilhões para consertar os estragos que os temporais do último mês
causaram em parte das rodovias e pontes sob responsabilidade do
estado. O governador Eduardo Leite não descarta, contudo, a hipótese
de o estado destinar até R$ 10 bilhões para adaptar estradas e
pontes às mudanças climáticas em curso.
Segundo Leite,
requalificar a infraestrutura, tornando-a mais resistente, é uma
forma de tentar evitar que volte a ser destruída por chuvas fortes e
deslizamentos de terra. “Analisando as rodovias estaduais atingidas
pelos eventos climáticos, temos dois cenários. Se trabalharmos
[somente] com a correção dos trechos, para liberá-los, estimamos
em cerca de R$ 3 bilhões o investimento [necessário] para os
deixarmos nas condições anteriores, com algum grau de melhoria”,
disse o governador ao detalhar, nesta segunda-feira (3), o plano
estadual de reconstrução de rodovias.
“Já,
se projetarmos a reconstrução de forma resiliente, com a adaptação
para mudanças climáticas, fazendo as intervenções [necessárias]
e reforçando a estrutura para evitar novas intercorrências, podemos
chegar a R$ 10 bilhões em intervenções”, acrescentou Leite.
“Vamos buscar viabilizar todo o investimento possível. Não temos
condições de asseverar que todos eles serão feitos, mas,
seguramente, ao menos R$ 3 bi estamos estimando investir.”
Durante
o anúncio, Leite e o secretário estadual de Logística e
Transportes, Juvir Costella, afirmaram que ainda há, no estado, 95
pontos bloqueados ao tráfego de veículos, dos quais 65 são de
responsabilidade estadual, e 30 federais. Das rodovias e pontes
estaduais bloqueadas, ao menos 40 sofreram o que o governo gaúcho
classifica como “grandes impactos”. E a reparação de 30 delas
são consideradas “prioritárias”.
“Estamos
falando de pontes ou trechos [de rodovias] rompidos, onde é preciso
restabelecer a passagem. Para [parte disso], estamos dando soluções
com editais que estão sendo publicados hoje”, informou Leite,
garantindo que, ainda hoje, serão publicados seis editais para
contratação de reparos em pontes de rodovias estaduais do
Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), e que mais dois
editais serão publicados “nos próximos dias”.
As
oito pontes ficam nas rodovias estaduais ERS-441, em Vista Alegre do
Prata; 417 (Itati); 530 (Dilermando); 433 (Relvado) e nos quilômetros
32 e 35 da ERS-348, em Faxinal do Soturno, além da rodovia vicinal
VRS-843 (Feliz) na RSC-471 (Sinimbu). Além destas, a Empresa Gaúcha
de Rodovias (EGR) e a Engedal Construtora de Obras Ltda. assinam hoje
o contrato para a construção da nova ponte sobre o Rio Forqueta,
entre Arroio do Meio e Lajeado, no Vale do Taquari – a estrutura
anterior, de cerca de 150 metros, foi danificada pelas chuvas
intensas, forçando o Exército a instalar
passarelas flutuantes
(ou passadeiras) para permitir acesso aos municípios. Só a ponte do
Rio Forqueta está orçada em cerca de R$ 14 milhões.
“Sabemos
que há muitos trechos comprometidos que vão ensejar liberação de
recursos para, via contratos existentes de conserva, fazer a
recomposição geral dessas pistas. É isso que chega até R$ 3 bi e
que estamos projetando que o estado vai promover de investimentos
para recomposição dos trechos emergenciais”, explicou o
governador, destacando que parte do dinheiro necessário à
reconstrução das oito primeiras pontes de responsabilidade do
Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) já foi
disponibilizada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento
Regional.
“É
importante mencionar que todas essas obras contemplam os estudos do
IPH/UFRGS [Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul], com o qual nos reunimos na semana
passada e que nos apontaram seus estudos, suas projeções de
mudanças climáticas. Tudo isso está constando desses editais. Ou
seja, as empresas contratadas deverão contemplar esses estudos sobre
o comportamento climático para que não tenhamos, depois, outros
problemas com essas pontes em função de novos eventos climáticos”,
finalizou Leite.