A
partir de segunda-feira (30), o Google só aceitará anúncios de
bets (companhias de apostas virtuais) de empresas registradas no
Ministério da Fazenda. A plataforma atualizou, nesta sexta-feira
(27), a política de anúncios para jogos de azar no Brasil.
Com a mudança, o Google adequou-se
à portaria do Ministério da Fazenda que suspenderá, a partir de 1º
de outubro, a operação das bets que ainda não pediram autorização
para funcionar no país. A companhia que tiver pedido a licença até
o fim de setembro, mas ainda não atuava no Brasil, terá de
continuar a esperar para iniciar as operações em janeiro, se a
pasta liberar a atividade.
Segundo o Ministério da Fazenda, a
suspensão das bets que não pediram a autorização servirá como um
instrumento temporário para separar as companhias sérias das que
atuam de forma criminosa, especialmente após recentes operações
policiais.
As empresas de apostas estão no
centro das atenções nos últimos dias, após a divulgação de um
relatório do Banco Central (BC), que informou que os beneficiários
do Bolsa Família gastaram R$ 3 bilhões em bets apenas em agosto. O
montante equivale a 21,25% dos R$ 14,12 bilhões desembolsados pelo
governo no mês passado com o programa social.
Nesta sexta, o ministro da Fazenda,
Fernando Haddad, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva
pediu providência de todos os ministérios envolvidos na
regulamentação de apostas eletrônicas. Segundo Haddad, a
regulamentação proposta pelo governo prevê a coibição da lavagem
de dinheiro e do endividamento das famílias por meio de apostas.