Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Buscar  
Brasil
Publicada em 22/01/25 às 10:13h - 4 visualizações
Oportunidades para o agro do Brasil na era Trump
Saiba quais produtos devem se beneficiar com mudanças nos Estados Unidos

Jovem Pan

Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos com a promessa de mudanças no comércio internacional. O foco inicial está nas tarifas contra a China, que podem gerar efeitos positivos ao agro do Brasil em cadeias como soja e sorgo, por exemplo. O cenário parece favorável também para carnes e petróleo.

Expansão de exportação de soja

O Brasil é o maior beneficiado pela disputa comercial entre Estados Unidos e China no mercado de soja. Durante a guerra comercial de 2018, as tarifas chinesas de 25% sobre a soja americana fizeram a participação do Brasil no mercado chinês saltar de 52% para 74%, enquanto os EUA recuaram para apenas 16%. Mesmo após o acordo entre China e EUA, o Brasil continuou dominando, atingiu 65% em 2022/23. Com novas tarifas na era Trump, o Brasil deve consolidar a posição de principal fornecedor de soja para a China. A oportunidade de expansão existe, mas é limitada, pois já estamos em patamares historicamente altos.

Expansão de exportação de sorgo

Além da soja, o Brasil tem potencial para expandir as exportações de sorgo num cenário de piora da relação entre EUA e China. Pequim é o maior importador mundial, e Washington, o principal fornecedor. Na última guerra comercial, o sorgo norte-americano foi a segunda cultura que mais perdeu em valor exportado. O agro brasileiro pode abocanhar uma fatia desse mercado. A Companhia Nacional de Abastecimento prevê que o Brasil vai produzir 4,5 milhões de toneladas de sorgo, o segundo maior volume da história agora em 24/25. Atualmente, o Brasil exporta 200 mil toneladas de sorgo, apenas 2% das exportações globais. Os EUA lideram este mercado com quase 6 milhões de toneladas. Ou seja, há um grande potencial para o agro nacional avançar.

A Abramilho afirma que, num primeiro momento, caso ocorram restrições ao sorgo dos Estados Unidos, elas podem gerar oportunidade para aumentar a exportação do milho brasileiro para a China em substituição ao sorgo. No segundo momento, incentivar a produção de sorgo para também vender para Pequim.

Manutenção exportação de carne bovina do Brasil

No setor de carne bovina, os EUA foram o segundo maior comprador da carne bovina brasileira em 2024. Para 2025, é esperado que haja oportunidade. O volume comprado deverá ser igualmente recorde, dado que a produção norte-americana está baixa e o preço do Brasil está atrativo em dólar. Se houver tarifas de Trump contra o Brasil, num segundo momento, elas podem tirar algum fôlego do mercado exportador de proteínas.
Para o Itaú BBA, o sebo bovino do Brasil tem mais chance de ser taxado do que a carne bovina. Isso ocorreria para fomentar o consumo de soja e milho para a produção de biocombustível nos Estados Unidos e proteger o eleitorado rural que apoia Trump.

Redução de custo via petróleo

O anúncio de investimentos do governo Trump na expansão da produção de petróleo favorece o recuo no preço global. Nesta segunda-feira (20), o barril WTI recuou 5%, repercutindo o plano do republicano. A StoneX e o CBIE enxergam pressão baixista no preço do óleo, o que é um fator favorável à redução de custo de produção agrícola.

Para o agro brasileiro, a nova Era Trump traz um horizonte de oportunidades, em soja e sorgo, onde o Brasil pode ocupar espaços deixados pelos EUA. Mas, os riscos de tarifas futuras contra o Brasil não devem ser desprezados. Os impactos reais vão depender das decisões que ainda estão por vir.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:






PLAYLIST 87 com ABRAÃO
Peça sua Música

  • Denize Barbosa dos Santos
    Cidade: Pilar
    Música: clone - Luan Santana
  • Denize
    Cidade: Pilar
    Música: clone - Luan Santana
  • marli
    Cidade: pilar
    Música: solidão a três- gusttavo lima
  • Denize
    Cidade: Pilar
    Música: Clone - luan Santana
  • Mateus
    Cidade: Maceió
    Música: I miss you
  • Drogaria Almeida
    Cidade: Pilar
    Música: Filho Pródigo - Mattos Nascimento
Publicidade Lateral










Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 89719 Usuários Online: 9


(82) 3265-1901

Hora Certa







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Pilar FM 87,9 - Todos os direitos reservados