Domingo, 20 de Abril de 2025

Buscar  
Brasil
Publicada em 24/02/25 às 13:40h - 18 visualizações
Desmatamento na Amazônia cresce 68% em janeiro e acende alerta sobre fiscalização

Hora Brasília

O desmatamento na Amazônia Legal disparou 68% em janeiro de 2025 na comparação com o mesmo período do ano anterior, atingindo 133 km² de área destruída. O número equivale a mais de 400 campos de futebol desmatados por dia e representa o sexto pior índice da série histórica para o mês, segundo o levantamento do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Imazon.

Mato Grosso foi o Estado mais afetado, concentrando 45% da devastação. Em seguida, Roraima e Pará somaram juntos 88% da perda de vegetação na região. Além do desmatamento, a degradação florestal – causada por queimadas e extração de madeira – também teve um aumento expressivo, alcançando 355 km² em janeiro, volume 21 vezes superior ao registrado em 2024.

Os números colocam o governo de Luiz Inácio Lula da Silva sob pressão, especialmente após promessas de combate ao desmatamento feitas pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O Brasil sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), aumentando a cobrança por resultados concretos na preservação da floresta.

Os dados recentes reforçam uma tendência preocupante: os piores índices de desmatamento para o mês de janeiro ocorreram em governos de diferentes administrações. Os recordes foram registrados em:

  • 2015 (Dilma Rousseff) – 288 km²
  • 2022 (Jair Bolsonaro) – 261 km²
  • 2023 (Lula) – 198 km²

Para Larissa Amorim, pesquisadora do Imazon, os números são um “sinal de alerta para a necessidade de fortalecer as ações de monitoramento”. Segundo ela, “para reverter esse cenário, é fundamental intensificar a fiscalização, ampliar as operações de combate aos crimes ambientais e fortalecer políticas que incentivem a proteção e o uso sustentável da floresta”.

A oposição já começou a repercutir os dados, cobrando medidas mais efetivas do governo para conter o avanço do desmatamento na Amazônia, que se estende por mais de 5 milhões de km² e abrange nove Estados brasileiros. O cenário reforça a urgência de políticas ambientais mais rígidas e fiscalização eficaz para conter a destruição da maior floresta tropical do mundo.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:






VITROLÃO
Peça sua Música

  • Denize Barbosa dos Santos
    Cidade: Pilar
    Música: clone - Luan Santana
  • Denize
    Cidade: Pilar
    Música: clone - Luan Santana
  • marli
    Cidade: pilar
    Música: solidão a três- gusttavo lima
  • Denize
    Cidade: Pilar
    Música: Clone - luan Santana
  • Mateus
    Cidade: Maceió
    Música: I miss you
  • Drogaria Almeida
    Cidade: Pilar
    Música: Filho Pródigo - Mattos Nascimento
Publicidade Lateral






Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 117078 Usuários Online: 21


(82) 3265-1901

Hora Certa







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Pilar FM 87,9 - Todos os direitos reservados