Centenas de estudantes da rede municipal de ensino do Pilar participaram, na última quarta-feira (18), de uma grande caminhada que abriu oficialmente a campanha Maio Laranja, de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha, que mobiliza as secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, além do Ministério Público Estadual e Conselho Tutelar, segue até o dia 31 deste mês, com diversas atividades de conscientização.
O ponto de partida foi a Escola Municipal de Educação Básica Professor Arthur Ramos. Professores e alunos percorreram várias ruas da parte alta da cidade. Eles exibiam cartazes que alertavam para a importância do tema e traziam informações sobre como identificar os sinais de abuso e, inclusive, o perfil do abusador, reforçando, é claro, a importância de a vítima, pai ou responsável denunciar qualquer atitude suspeita.
Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), Elane Cedrim é uma das responsáveis pela campanha. Ela explica que o trabalho dos professores, psicólogos e assistentes sociais contempla não somente o jovem pilarense. “Isso porque já começamos a expandir conhecimento para os lares dos nossos alunos. A campanha, na verdade, teve início ainda ontem, quando falamos sobre nossas ações numa rádio local”, afirmou Cedrim, acrescentando que a campanha não se resume ao mês de maio.
“Nosso objetivo é montar uma comissão permanente para debater cada política pública voltada especialmente à defesa dos direitos da criança e do adolescente, criando um Plano Municipal. Já no mês que vem, vamos promover um seminário para avaliar as ações da campanha, trazendo também representantes das secretarias de Estado da Saúde e de Prevenção à Violência, com quem vamos trocar experiências, e, portanto, fortalecer nossa atuação”, emendou a assistente social.