O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de acumulado de chuva com grau de severidade considerado de "Grande Perigo" para a manhã desta sexta-feira, 17, na região Norte de Alagoas. A previsão é de que o alerta, iniciado na quinta-feira, se estenda até às 10h de hoje.
Segundo o Inmet, a região do estado pode registrar chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Com isso, há grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.
Os municípios que podem ser mais castigados pela água durante este período são: Campestre, Colônia Leopoldina, Jacuípe, Japaratinga, Maragogi, Jundiá, Novo Lino e Porto Calvo. O alerta está inserido no mapa na cor vermelha (Veja abaixo no link).
"As chuvas estão concentradas no Litoral Norte do Estado que está acumulando essa grande quantidade de água nesse momento. A umidade toda está convergindo para lá", disse o meteorologista Henrique Mendonça, da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
A orientação do Inmet é:
*Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
*Observe alteração nas encostas.
*Permaneça em local abrigado.
*Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
*Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Já o alerta laranja do Instituto é para as cidades com acumulado de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Considerado com grau "Perigo", as regiões podem ter alagamentos, deslizamentos de encostas, e transbordamentos de rios.
O Inmet também definiu como alerta de perigo potencial, de cor amarela, os municípios que registram chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.
As chuvas que caem em Alagoas desde o início da semana devem se estender até o próximo sábado, 18. Esta é a previsão da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), divulgada pelo meteorologista Henrique Mendonça, nesse feriado de Corpus Christi.
Algumas cidades registraram alagamento e transbordamento de rios durante o dia de ontem, e a Defesa Civil Estadual recomendou que os órgãos municipais de cada município retirassem pessoas que residem às margens de rios e lagoas, para colocá-las em um local seguro.