Apenas uma semana após o episódio de fortes chuvas que causaram inúmeros danos em várias cidades alagoanas, algumas delas já começam a se reerguer. É o caso de Pilar, cuja Prefeitura montou uma grande operação para garantir o retorno, com segurança, das famílias que precisaram deixar suas casas em virtude dos alagamentos. O Município afirmou que conseguiu, em oito dias, zerar o número de desabrigados.
Isso porque as pouco mais de 200 pessoas que vinham sendo acolhidas em quatro abrigos da Prefeitura já retornaram para as suas residências nesse final de semana. Todos os moradores das regiões atingidas receberam kits de limpeza e água potável, contando, ainda, com um carro pipa para auxiliar na higienização (foto). Ao todo, seis caminhões baú foram disponibilizados para as famílias, que puderam agendar a mudança de volta para casa.
Agora, equipes da Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social percorrem as residências para verificar as necessidades dos moradores, levantando, assim, todas as perdas materiais, visto que a Prefeitura vai conceder um auxílio financeiro de R$ 3,5 mil para cada família prejudicada. O projeto de lei será encaminhado à Câmara Municipal, que já se comprometeu em autorizar a liberação do recurso com a maior brevidade possível.
A medida, inclusive, também vai contemplar os 300 pescadores, areeiros e marisqueiras que já haviam recebido, em junho, um outro auxílio no valor R$ 700 por trabalhador.
“Esta ajuda foi em razão do prejuízo que eles tiveram durante cerca de quinze dias em que não foi possível retirar o sustento da Lagoa Manguaba. Agora, vamos ajudar todas as pessoas que sofreram perdas materiais devido às chuvas. Também estamos definindo de que forma vamos auxiliar quem teve o seu comércio afetado. Certo é que ninguém ficará desassistido”, garante o prefeito do Pilar, Renato Filho, destacando, ainda, que as aulas na rede municipal de ensino foram retomadas nesta segunda-feira (11).