Na última quarta-feira (9), em São Paulo, na sede do Google no Brasil, o município apresentou o case de sucesso da rede de ensino e recebeu o prêmio Professor Inovador, entregue à professora Rosângela Ferreira. Pilar foi o primeiro município brasileiro a aderir à plataforma e hoje é usado como referência para o Google no país.
Iniciada antes da pandemia de Covid-19, a parceria com o Google for Education atende as necessidades de professores e alunos, dentro e fora da sala de aula, por meio do uso da plataforma e dos laptops chromebooks, que foram distribuídos aos alunos da rede municipal.
“Pilar é uma das referências que eu mais uso no Brasil. Logo antes do início da pandemia, o prefeito Renato [Filho] esteve aqui e apresentou para os outros municípios como Pilar já estava andando naquela época. E agora, alguns anos depois, ver essa evolução é muito bom para que a gente possa dar sequência a esse projeto que virou referência”, disse o sócio-fundador da empresa, Daniel Garrido.
Quando a pandemia começou, professores e alunos de Pilar já estavam familiarizados com as ferramentas. “Os professores já estavam preparados e os alunos já utilizavam a tecnologia para expandir as vantagens da aula presencial, para confirmarem, em casa, aquilo que aprenderam em sala de aula”, recordou Garrido, destacando a capacidade de adaptação do professor “sempre que se tem a Educação como prioridade”.
No encontro, que reuniu gestores de várias regiões do país, o secretário municipal de Educação de Pilar, Clewerson Cavalcante, apresentou a experiência da cidade e destacou a forma com que a tecnologia vem aprimorando o processo de ensino e aprendizagem. “Foi um momento muito rico porque, além de compartilhar o nosso case de sucesso, tivemos a oportunidade de conhecer outras experiências exitosas”, disse, acrescentando que uma nova formação para 60 professores recém-convocados pela Prefeitura terá início nos próximos dias.
Agraciada com o prêmio Professor Inovador, a professora Rosângela Ferreira destacou a valorização profissional no município. “Estou colhendo o fruto do meu trabalho. Eu me dediquei muito até concluir, lá em 2018, o meu primeiro plano de aula utilizando o chromebook. Só tenho a agradecer a todos da Educação e, principalmente, ao prefeito Renato Filho por acreditar na educação, por valorizar o professor e pela oportunidade que me foi dada de representar, aqui em São Paulo, toda a equipe da rede municipal de ensino”, afirmou a coordenadora da Escola Professora Lourinete Barbosa.
Para o prefeito de Pilar, investir em educação pública e de qualidade é garantir uma perspectiva de futuro, principalmente, para os que mais precisam. “Não há desenvolvimento sem educação. E recuperamos a credibilidade da rede municipal também porque desenvolvemos programas sociais atrelados à Educação. Além disso, melhoramos a estrutura e entregamos novas escolas, distribuímos chromebooks e levamos três mil pontos de internet para as casas dos alunos. Nossos professores tiveram que se reinventar para transformar o dia a dia dos nossos estudantes. Foi assim que saímos de cinco mil e novecentos alunos em 2017 para quase nove mil alunos este ano”, avaliou Renato Filho, lembrando, ainda, que a primeira escola pública bilíngue do Nordeste também está em Pilar.
Parceria que deu certo – Em março deste ano, a GetEdu – parceiro oficial do Google for Education na oferta dos serviços de capacitação e suporte pedagógico – realizou seu primeiro evento híbrido desde o fim das restrições oriundas da pandemia, e a cidade escolhida foi Pilar. Isso porque, segundo o sócio-fundador da empresa, Daniel Garrido, Pilar foi um dos poucos municípios que conseguiram se adaptar muito rapidamente, permitindo-lhe, inclusive, obter indicadores expressivos ao aliar tecnologia e aprendizado na rede pública.
Prova disso é que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 confirmou o avanço da educação municipal, com Pilar saltando 49 posições no ranking do ensino fundamental I e alcançando a 20ª colocação entre os 102 municípios alagoanos.