A secretária de saúde do município do Pilar, destaca campanhas do janeiro roxo e janeiro branco, as campanhas são feitas para os esclarecimentos e o combate à hanseníase e os cuidados com a saúde mental.
O Secretario de saúde Pedro André, participou do programa 360 da rádio Pilar FM, onde falou sobre as campanhas que estão sendo realizadas no mês de Janeiro. " O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da saúde mental na humanidade. O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à saúde mental dos seres humanos".
A Coordenadora de Vigilância em Saúde, Francinny Wanderley, que também participou do programa, e destacou a importância do janeiro roxo e do combate à hanseníase. "A hanseníase é uma doença crônica, e pode afetar qualquer pessoa, ela é caracterizada por diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos ,braços, pés, pernas e olhos. A doença também pode gerar incapacidades permanentes.
A Secretaria de Saúde alerta que quando mais cedo for diagnosticado, mais cedo a hanseníase poderá ser tratada, e com isso evitar sequelas. A doença tem cura e o tratamento pode ser feito nas unidades de saúde do município.
Segundo o secretario de saúde, as campanhas vão ocorrer durante todo o ano, com acompanhamentos e tratamentos.