É alagoana a primeira cidade do interior do Nordeste a investir recursos públicos em startups para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. O Município de Pilar, região metropolitana de Maceió, vai financiar a aceleração de 15 ideias de empreendedores do estado que visam resolver problemas locais nas áreas da educação, saúde e socioambiental, a exemplo de uma plataforma para diminuir as filas de atendimento médico e um curativo à base de mel para inflamações. O Inova Pilar Expert, realizado em convênio com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem), será oficialmente lançado no próximo dia 18 durante o Weni XP, evento de tecnologia que reunirá especialistas, profissionais e entusiastas da área tech em Maceió.
Modelo inédito no Nordeste, onde a maioria dos programas públicos cobre apenas a fase de ideação, a iniciativa vai custear da incubação à etapa de desenvolvimento experimental dos produtos: ou seja, até colocá-los para funcionar. Os 15 projetos surgiram no Hackaton Pilar Startup Challenge, realizado ano passado no Trakto Show, um dos maiores eventos de negócios do país. Na competição, os participantes receberam um desafio real da cidade de Pilar e tiveram que criar uma solução inovadora para ele.
Agora, após seleção via edital, os empreendedores terão a oportunidade de aperfeiçoar os projetos, passar por capacitações, e receber a verba para finalizar a criação do produto e testá-lo no Pilar. As ações de qualificação serão executadas pela equipe do HUB Senai de Inovação e Tecnologia a partir de abril. Depois de prontas e validadas, as soluções podem vir a ser contratadas pela Prefeitura de Pilar.
"O Inova Pilar é o Município investindo na solução de seus problemas de forma inovadora e tecnológica. E isso é de uma ousadia enorme, pois a única cidade de todo o Nordeste que já fez algo semelhante é uma megalópole, que é Recife", explica o prefeito Renato Filho. "Estamos oferecendo oportunidades para o desenvolvimento da ciência, o que hoje é mais urgente do que nunca. É uma alegria enorme tocar esse programa adiante, depois do longo processo que exigiu muito estudo da equipe de Pilar e do Senai, nosso parceiro".
Para as empresas de inovação, o benefício vai além do suporte financeiro: a qualificação recebida é o que vai assegurar a sobrevivência delas no mercado, como explica Priscila Pereira, servidora municipal à frente da iniciativa. “Os dados mostram um número muito alto de empresas que 'morrem' pouco tempo após abertas porque não têm noções administrativas. Aqui eles vão se qualificar para se entender como empresa e como produto comercializável, saber precificar e poder dar continuidade ao negócio”, afirma.
Retorno para o município – Ao fomentar a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo, a Prefeitura também acerta outros alvos. Além de ter tecnologias desenvolvidas de forma costumizada para solucionar problemas do município, outra vantagem é o impulso à arrecadação de impostos locais e à geração de empregos, já que as empresas beneficiadas pelo Inova Pilar têm que se instalar na cidade. Cada uma das startups ainda terá que oferecer educação empreendedora nas escolas municipais, conforme exigência do edital.
"Esse é um dos programas mais avançados do Nordeste pois, além de investir, vai até a aplicação prática no município. Vamos incubar, ver as ideias nascerem em Pilar e transformá-las em negócios inovadores", destaca o prefeito Renato Filho.
Weni XP – No sábado (18), das 9h às 19h, o Centro de Inovação do Jaraguá recebe o Weni XP – Weni Experience Tech Talks 2023, uma imersão em Inteligência Artificial e tecnologias conversacionais com palestras, hands-on e workshops. No evento, a prefeitura de Pilar lançará oficialmente o Inova Pilar Expert e o prefeito Renato Filho dará a palestra "Como criar um ecossistema de inovação em uma cidade no interior de Alagoas", às 10h.
Também no dia 18 de março será divulgado o resultado preliminar das equipes aprovadas no Inova Pilar. Além de fechar uma cooperação de 12 meses com o município de Pilar para a prestação de serviços de atendimento digital humanizado – chabots inteligentes –, a Weni dará seis meses de serviços gratuitos para os empreendedores selecionados pelo programa.