Com o compromisso em desenvolver o turismo de forma responsável e impulsionar o crescimento econômico de Alagoas, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) promove as oficinas dos Planos de Desenvolvimento do Turismo Sustentável (PDTIS).
Na última quarta-feira (10) foi a vez do município de Pilar receber a iniciativa que tem o objetivo de integrar as comunidades locais para desenvolver estratégias e preservar o patrimônio natural e cultural das regiões. Nas próximas semanas, as cidades de Delmiro Gouveia, Barra de Santo Antônio e Barra de São Miguel serão contempladas com o projeto.
As oficinas de trabalho são conduzidas pela empresa LOG Estratégia, contratada pela Setur para elaborar os PDTIS em parceria com as prefeituras locais em três regiões turísticas: Caminho das Águas, Cânions do São Francisco e Grande Maceió. Durante as atividades, são realizados debates, levantamento de informações e identificação de potencialidades turísticas de cada município, buscando criar um planejamento estratégico que promova o crescimento turístico de forma consciente e responsável.
De acordo com Sandra Villanova, turismóloga e superintendente de Infraestrutura Logística para o Turismo, o turismo sustentável é fundamental para a preservação e valorização dos recursos naturais e culturais de Alagoas. “Por meio desses planos, estamos promovendo a integração do debate para o desenvolvimento das regiões turísticas, buscando o crescimento e o desenvolvimento econômico não só dos próprios municípios das regiões contempladas", explica a superintendente.
Nas edições anteriores dos PDTIS, realizadas em fevereiro nas cidades de São Miguel dos Milagres, Coruripe e Piranhas, foram feitos diagnósticos da atual situação do turismo nessas regiões. A análise traz, entre diversos pontos, os gargalos, as potencialidades, segmentos a serem explorados, a percepção do turista e o que poderá ser feito para os próximos anos para a melhoria da atividade nessas localidades. A continuidade deste planejamento visa expandir esse estudo para entender melhor as realidades e o potencial de cada região turística para que políticas públicas sejam desenvolvidas de forma mais assertiva.
A promoção do turismo sustentável é uma das principais diretrizes da Setur, que busca posicionar o estado como um destino de excelência, comprometido com a preservação ambiental e cultural, além da inclusão social. Os Planos de Desenvolvimento do Turismo Sustentável (PDTis) representam um importante passo nessa jornada, envolvendo todos os atores locais e estimulando práticas sustentáveis no setor turístico.