O maior programa de saúde itinerante do Brasil continua beneficiando diversos bairros e comunidades de Maceió. Com suas cinco frentes de atuação, o Saúde da Gente chega a novos locais a partir desta segunda-feira (12). Os serviços ficam nesses locais até o domingo, dia 18 de junho.
Saúde da Mulher
A frente de Saúde da Mulher funcionará no Residencial Maceió I (Cidade Universitária), oferecendo ao público feminino consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, além de exames de citologia, ultrassom, laboratoriais, solicitação de mamografia, atendimento psicológico, orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar, entre outros.
Saúde Infantil
Já os atendimentos de Saúde Infantil estarão concentrados no Residencial Alamedas (Benedito Bentes), com vacinação, atendimento pediátrico, enfermagem, oftalmologia, atendimento psicológico, coleta de exames, puericultura e encaminhamento às unidades de saúde para a realização do teste do pezinho e da orelhinha.
Saúde Animal
A assistência aos animais continua sendo prestada pela frente de Saúde Animal, que disponibiliza vacinação antirrábica, atendimentos clínicos e vermifugação, de domingo a domingo, das 8h às 20h. Desta vez, os serviços estão concentrados no Residencial Maceió I (Cidade Universitária), ao lado da tenda da Saúde da Mulher.
Saúde nas Grotas
A população que reside nas comunidades mais carentes da capital também está sendo beneficiada com o programa. A frente de Saúde nas Grotas chega às localidades conhecidas como: Grota do Cigano (Jacintinho), Grota São Cristóvão (Benedito Bentes), Flexal de Cima (Bebedouro), Caetés (Benedito Bentes) , Grota Paredão (Benedito Bentes), Comunidade do Gelo (Jacintinho) e Vila Emater 2 (Jacarecica).
Uma equipe de profissionais do Saúde nas Grotas também está prestando diversos serviços de saúde na estrutura do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia, na Ponta Verde.
Os abrigos de Maceió, do mesmo modo, estão contando com atendimentos por profissionais do Saúde nas Grotas, que estão realizando a assistência aos abrigados.
Saúde Mental
Os serviços da frente de Saúde Mental continuam acontecendo de forma descentralizada nas clínicas itinerantes (Saúde da Mulher e Saúde Infantil).
Como acessar os serviços?
Para ter acesso aos serviços de saúde, o cidadão deve apresentar um documento com o número do CPF e o cartão do SUS.