A Prefeitura de Pilar avança na oferta de oportunidades. Na última segunda-feira (26), Dia do Comerciário, foi a vez de o Município realizar o sorteio de todas as lojas do Shopping Cidade Jardim, onde dezenas de pilarenses poderão realizar o sonho do próprio negócio, contribuindo à geração de emprego e renda. O espaço com mais de 1 mil m² de área construída vai abrigar 45 empreendedores, e a expectativa é de que o shopping seja aberto ao público no dia 30 agosto, atendendo, assim, à solicitação dos permissionários.
Até lá, os comerciantes farão novas reuniões para debater o horário de funcionamento, a criação de uma associação de lojistas, entre outras situações. Todos, inclusive, já podem personalizar o seu espaço, conforme regimento interno do shopping.
“Trabalhamos não apenas para garantir o espaço físico, mas também para viabilizar, de fato, o negócio dessas pessoas, para que todos tenham acesso a crédito, por exemplo. É dessa forma que o Município garante um futuro de oportunidades para todos”, garante a chefe de Gabinete do prefeito Renato Filho, Fátima Rezende, sobre o shopping localizado na Avenida Otacílio Cavalcante, na Chã do Pilar.
O empreendimento também terá uma unidade integrada da Central Já! de Atendimento ao Cidadão, por meio da qual o Governo de Alagoas oferece uma série de serviços públicos. “Isso vai proporcionar um grande fluxo de pessoas, inclusive de cidades circunvizinhas, que buscam esses serviços e que, portanto, também vão conhecer as lojas. O objetivo é exatamente este: movimentar a economia local, fazer o dinheiro circular em nossa cidade”, emenda Fatima Rezende, destacando o alcance social da iniciativa.
Crislayne Almeida ficou com a loja de número 29. Ela conta que não vê a hora de se instalar no shopping e expandir seu ateliê. “Estou no ramo há quase cinco anos e, agora, ganhei a chance de ampliar o meu negócio. Já emprego duas pessoas que trabalham comigo na confecção dos acessórios, mas vou precisar de mais alguém para me ajudar na comercialização das peças. Estou muito feliz por mais essa conquista”, conta a também professora da rede municipal.
Outra pilarense contemplada foi Nataniely Farias. No ano de 2020, a tecnóloga em laticínios enxergou uma oportunidade em meio à pandemia da Covid-19, superando a depressão e concluindo o curso de confeitaria. Com a ajuda da mãe, saiu de porta em porta e logo conquistou uma clientela fiel, e não apenas no Pilar e região.
“Ainda hoje, sou eu quem põe a mão na massa, enquanto minha mãe sai vendendo pelas ruas. Ela já é conhecida como ‘a Tia do Lanche’. Agora, vou ter que me desdobrar para dar conta de tudo, contratando uma pessoa para o atendimento no shopping”, revela a jovem confeiteira, destacando o apoio que recebeu da Prefeitura. “Tudo isso só foi possível graças ao empréstimo que conseguimos junto ao Banco Pop [Banco do Povo do Pilar]. Já morei em Maceió e na cidade de Rio Largo, mas nunca fui tão acolhida como aqui”, destaca a empreendedora.
Para o prefeito de Pilar, Renato Filho, o Shopping Cidade Jardim chega para transformar vidas. “Eu sempre digo que as pessoas só precisam de uma oportunidade. E temos trabalhado muito para fortalecer esse ambiente de negócios, criando as condições necessárias para que todos possam empreender. É dessa forma que seguiremos mudando, para melhor, a vida das pessoas”, reforça Renato.