O estande Achados e Perdidos do São João de Maceió já registrou mais de 150 entradas durante a festa junina da Prefeitura no polo de Jaraguá. O espaço foi montado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) para dar suporte ao público que tenha objetos, documentos ou aparelhos telefônicos perdidos em meio ao evento.
O objetivo é levar as informações diretamente à Polícia Civil para que a pessoa consiga realizar o Boletim de Ocorrência com mais facilidade. Além disso, há casos em que o objeto é deixado no estande e entregue diretamente ao proprietário ou proprietária.
De acordo com o coordenador de produção da FMAC, Marcos Carvalho, cerca de 100 documentos já foram encontrados, sendo 70 carteiras de habilitação, além de identidades, cartões do SUS e outros. Também foram achados 50 cartões de crédito, duas chaves, três bolsas e duas carteiras.
As informações são passadas para a polícia para facilitar a investigação. E o objeto deixado no local é registrado e encaminhado para a delegacia móvel da Polícia Civil, montada na Praça Marcílio Dias.
“Durante o evento, as pessoas que perdem a documentação podem chegar no nosso espaço para saber se está lá. Se estiver, a atendente faz o reconhecimento e devolve. Já em caso de celular, enviamos diretamente para a polícia, por questão de segurança. Quando alguém perde o celular e nos procura, passamos o nome para a Polícia Civil”, informa o coordenador.