Destaque em qualidade da educação pública, a Prefeitura de Pilar iniciou, nesta terça-feira (4), a formação de 170 professores da rede municipal de ensino pelo Instituto Alfa e Beto, organização não-governamental que trabalha pela melhoria da educação no Brasil. A capacitação é fruto de parceria entre a Prefeitura e a Origem Energia, e vai ofertar ferramentas capazes de fortalecer o processo de ensino e aprendizagem visando à alfabetização na idade certa, para que todas as crianças com até 8 anos saibam ler e escrever.
O investimento de R$ 700 mil busca auxiliar tanto os professores, quanto os estudantes, em sala de aula. A formação – que segue até esta quinta-feira (6) – teve início na Escola Municipal de Educação Básica Profª Sueli Chagas e mobilizou profissionais do 1º ao 5º ano do ensino fundamental 1, além de professores de matemática e língua portuguesa do 9º ano do fundamental 2. Também foram distribuídos 150 livros didáticos.
Presente em mais de mil municípios brasileiros, o Programa Alfa e Beto de Alfabetização já alfabetizou mais de 2,5 milhões de pessoas em todo o país. Diretor técnico do Instituto Alfa e Beto, Márcio da Costa afirma que a expectativa é ampliar cada vez mais o leque de possibilidades junto à comunidade escolar. “Viemos conhecer o quadro de professores da rede, dando o pontapé inicial à nossa formação. A expectativa é muito positiva, afinal Pilar tem todas as condições de avançar ainda mais, e a melhor maneira de se fazer isso é alicerçando a base, priorizando a alfabetização. Estamos certos de que os resultados virão muito em breve”, atesta o diretor.
Uma das participantes da formação foi a professora Magali de Melo, que leciona matemática e destacou a qualidade do material distribuído entre os profissionais da rede. “O material de matemática é muito bem estruturado. É excelente para o desenvolvimento das crianças porque passa pelo ensino conceitual, pela variabilidade matemática, abordando também o valor posicional, o senso numérico, entre outros. Tudo o que existe da matemática mais refinada está presente nesse material. É riquíssimo. Isso faz com que o aluno não paralise diante das questões propostas pela disciplina”, assegura a professora.
O prefeito de Pilar, Renato Filho, reforça o alcance social da parceria com a Origem Energia que, segundo ele, vai muito além do incentivo à geração de emprego e renda. “A Origem, por meio da Unidade de Processamento de Gás Natural da Estação Pilar, é parceira não apenas no tocante ao desenvolvimento econômico de todo o estado, mas também ao desenvolvimento social. Precisamos seguir avançando nas duas frentes. E continuaremos trabalhando dessa forma, para que a economia cresça cada vez mais, mas também, e principalmente, para que cada vez mais pessoas tenham uma educação de qualidade e sejam introduzidas no mercado de trabalho, com Pilar servindo de exemplo para o Brasil”, avalia o gestor.
Para a coordenadora de comunicação e sustentabilidade da Origem Energia, somente a educação é capaz de transformar verdadeiramente uma sociedade, razão pela qual a empresa decidiu ir além da geração de emprego e renda. “A Origem entende que a educação é um muito importante para que consigamos promover uma transformação social e para que tenhamos estudantes e professores capazes de atuar como agentes dessa mudança”, destaca Pamela Kadi.