O Centro de Convenções de Salvador-BA foi palco de mais uma edição do Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, evento realizado entre os dias 04 e 06 de setembro e que reuniu gestores e profissionais de saúde de 2.244 municípios das duas regiões brasileiras. Pilar não só marcou presença, como também foi destaque entre as iniciativas de sucesso apresentadas durante o encontro que teve como tema “As especificidades do Norte e Nordeste na Regionalização do SUS”.
O espaço Flor de Lótus, da Casa da Mulher Pilarense, esteve entre os cinco trabalhos de Alagoas selecionados para a mostra deste ano como experiências exitosas no âmbito da saúde pública. O projeto da Prefeitura de Pilar foi agraciado com a condecoração Irmã Dulce, concedida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA). O projeto, inclusive, já havia sido apresentado no 37º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, realizado em julho, em Goiânia-GO, chamando a atenção pelo trabalho desenvolvido junto a mulheres vítimas de violência.
Assistente social, Alina Rocha esteve em Goiânia e destacou a oportunidade de expor o alcance da assistência prestada pela Casa da Mulher Pilarense, por meio do espaço Flor de Lótus – que, além do atendimento psicossocial, garante também apoio jurídico às vítimas.
“Nosso trabalho foi reconhecido porque temos um olhar realmente diferenciado, garantindo um atendimento multidisciplinar e evitando a revitimização ou a descontinuidade do atendimento, que é extensivo, inclusive, aos familiares. E participar de um evento como esse também foi importante no sentido de adquirir conhecimento, trocar experiências, conhecer novas tecnologias e debater a gestão do SUS [Sistema Único de Saúde]”, disse a profissional da Casa da Mulher.
Inaugurada em 2021, a Casa da Mulher Pilarense oferta vários serviços, como exames de colposcopia e mamografia, além de atividades como hidroginástica, pilates e até yoga. Já no ano seguinte, a Prefeitura, por meio da Guarda Municipal, instituiu sua própria Patrulha Maria da Penha – que é responsável pelo acompanhamento de mulheres que receberam medidas protetivas de urgência, atuando em parceria com as polícias, Ministério Público e Poder Judiciário para assegurar um atendimento humanizado e, principalmente, resolutivo. E este ano, o Município inovou mais uma vez ao lançar a amiga virtual Maria Flor, ferramenta desenvolvida para auxiliar, via WhatsApp, mulheres em situação de violência.
Também presente no congresso realizado em Goiânia, o secretário municipal de Saúde, Pedro André Moraes, liderou o debate, durante mesa redonda, sobre o Planejamento Regional Integrado (PRI) do Sistema Único de Saúde e os chamados vazios existenciais. Na ocasião, ele citou a importância da equidade na prestação do serviço, defendendo a atenção básica não apenas como ponto de partida da regulação, mas também como ordenadora do serviço.
“O PRI permite que os serviços de saúde conversem entre si e que o ordenador do serviço seja sempre a Atenção Primária, que é a ponta de acesso do paciente antes de se chegar à média complexidade”, avaliou o também diretor do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS/AL), parabenizando toda a equipe da Secretaria de Saúde de Pilar pela participação no congresso.
“Tudo isso é resultado da preocupação do prefeito Renato Filho, que investe em saúde e valoriza o servidor, ofertando o que há de melhor à população pilarense. Hoje, a Saúde de Pilar alcançou outro patamar devido à eficiência da gestão, mas também à sensibilidade da deputada Fátima Canuto, que é a idealizadora da Casa da Mulher e cujo olhar todo especial vem fazendo a diferença em prol dos pilarenses”, destacou o secretário.