A Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti) promove, nesta terça-feira (19), o Dia D do 1° Ciclo de Inovação Aberta de Maceió. O evento ocorre a partir das 18h, no Senai Poço, e apresenta aos participantes inscritos quatro desafios enfrentados pela capital em diferentes áreas. O objetivo é encontrar soluções para esses obstáculos e ajudar a fomentar e desenvolver a tecnologia digital na cidade para melhorar a vida dos cidadãos.
As melhores ideias serão premiadas com valores de até R$ 50 mil cada. Existe ainda a possibilidade de contratação pela Prefeitura de Maceió no valor de R$ 1,6 milhão por um período de um ano. As inscrições para participar do Dia D e se aprofundar nos desafios permanecem abertas até amanhã (19), através do portal
desafio.maceio.al.gov.br. Podem participar pessoas físicas e jurídicas, startups, além de consórcios de todo o Brasil.
Após conhecerem no evento os desafios e organizarem suas ideias, os participantes terão até o dia 3 de outubro para se inscreverem no Ciclo de Inovação, detalhando a solução e viabilidades técnica e financeira para prosseguimento do trabalho.
O 1º Ciclo de Inovação Aberta terá uma duração média de 6 meses e contará com o acompanhamento de professores especialistas do Ifal e com mentorias do Senai, que também disponibilizará o Senai Hub para que os participantes possam realizar suas atividades.
O dinheiro da premiação é fruto de um convênio firmado com o Ministério da Ciência e Tecnologia, viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do senador Rodrigo Cunha.