Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Buscar  
Cidade
Publicada em 29/09/23 às 10:42h - 32 visualizações
Iniciativa de combate à fome da Prefeitura de Pilar é apresentada em Fórum Nacional de Nutricionistas

Ascom

A cidade de Itajaí, em Santa Catarina, foi palco de um importante encontro com nutricionistas de todo o Brasil: o 1º Fórum Nacional de Nutricionistas na Assistência Social. Promovido pelo Coletivo de Nutricionistas no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o fórum também contou com a presença de nutricionistas e assistentes sociais da Prefeitura de Pilar (AL), convidada a relatar a experiência de implantação do programa Prato Cheio – que, diariamente, garante 3 mil refeições para 800 famílias em situação de vulnerabilidade.

A apresentação aconteceu durante a 1ª Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição no SUAS, que completou a programação do fórum realizado nos dias 21 e 22 deste mês de setembro, no campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

A equipe da Prefeitura de Pilar explicou o funcionamento do Complexo Nutricional Adelmo da Macaxeira, criado para fortalecer o combate à insegurança alimentar. Por meio dele, cada família recebe até dois litros de refeição diariamente, que incluem pratos salgados e doces. O programa Prato Cheio, inclusive, soma-se a outros como o Plantando o Futuro – no qual o Município compra alimentos da agricultura familiar e garante merenda saudável aos estudantes da rede municipal de ensino – e o Bolsa Viva Bem, que já contempla 4,2 mil pilarenses com o repasse mensal de R$ 130.

“O Prato Cheio foi criado em 2017, no primeiro ano da atual gestão, pelo prefeito Renato Filho. Ele [o programa] é um importante instrumento dessa rede socioassistencial porque permite o acesso aos alimentos e nutrientes necessários à saúde e bem-estar da população”, destacou a nutricionista e professora universitária Daniela de Souza, acrescentando que Pilar já elabora um Plano Municipal de Segurança Alimentar – fruto de projeto de lei cuja finalidade é levar mais comida à mesa dos pilarenses e erradicar a extrema pobreza no município.

Durante o encontro, a equipe da Prefeitura de Pilar também participou de várias oficinas, todas visando à troca de experiências capazes de fortalecer a atenção às famílias em insegurança alimentar. Segundo a coordenadora-geral de Promoção da Alimentação Saudável do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Gisele Bortolini, “a meta é unir esforços para apoiar o governo federal na construção de uma grande agenda de alimentação e nutrição no SUAS”.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • Denize Barbosa dos Santos
    Cidade: Pilar
    Música: clone - Luan Santana
  • Denize
    Cidade: Pilar
    Música: clone - Luan Santana
  • marli
    Cidade: pilar
    Música: solidão a três- gusttavo lima
  • Denize
    Cidade: Pilar
    Música: Clone - luan Santana
  • Mateus
    Cidade: Maceió
    Música: I miss you
  • Drogaria Almeida
    Cidade: Pilar
    Música: Filho Pródigo - Mattos Nascimento
Publicidade Lateral










Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 90204 Usuários Online: 342


(82) 3265-1901

Hora Certa







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Pilar FM 87,9 - Todos os direitos reservados