A conscientização sobre o câncer de mama é o primeiro grande passo para a prevenção e detecção precoce do tipo de câncer que mais mata mulheres no país, com uma estimativa de 74 mil novos casos em 2023, segundo o Instituto Nacional de Câncer. Por isso, nessa terça-feira (03) uma grande caminhada abriu, oficialmente, a campanha Outubro Rosa na cidade de Pilar. A programação vai se estender por todo o mês, com roda de conversa com especialista, realização de exames de citologia e até bingo para animar o momento de confraternização entre profissionais de saúde, pacientes e comunidade.
No trajeto da caminhada, não faltou animação, além da distribuição de panfletos da campanha cujo tema este ano é “Vá além do toque, a prevenção é o melhor caminho. Faça mamografia”. O objetivo é reforçar a necessidade de realizar a mamografia, além da importância do autoexame, sobretudo entre as mulheres que já completaram 50 anos de idade ou apresentam outros fatores de risco, como a obesidade e o tabagismo.
O secretário municipal de Saúde, Pedro André Moraes, destacou que a Casa da Mulher Pilarense já oferta a mamografia, exame essencial na detecção precoce da doença, destacando o alcance da Casa, que também garante práticas integrativas e complementares, como yoga, pilates e hidroginástica.
“Idealizada pela deputada Fátima Canuto, a Casa da Mulher surgiu para acolher o público feminino de forma integral. Há dois anos, a mulher pilarense não mais precisa se deslocar até a capital para fazer sua mamografia. E ela [Casa] demonstra todo o cuidado da gestão do prefeito Renato Filho com a atenção básica. Não à toa, Pilar obteve nota máxima no Previne Brasil [ranking do segundo quadrimestre de 2023]. Além disso, nossa cidade é a primeira colocada, tanto em ações quanto em investimento, entre os municípios integrantes da 1ª Região de Saúde do estado”, afirmou Moraes, acrescentando que, apenas neste mês de outubro, quase 700 pilarenses devem ser submetidas à mamografia na Casa da Mulher.
Já a chefe de Gabinete Fátima Rezende, que representou o prefeito Renato Filho na caminhada, reforçou a simbologia do evento. Para ela, todos, sem exceção, precisam abraçar a causa que busca salvar vidas. “O conhecimento salva vidas, e é por isso que temos que orientar cada vez mais pessoas para que adotem hábitos saudáveis, atentando também para a saúde da mama. Não se pode esquecer que a prevenção é sempre o melhor caminho”, declarou Fátima, destacando também a participação de integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que prestigiaram o lançamento da campanha.
Ao fim da caminhada, a emoção tomou conta dos presentes. É que a jovem Tatiana Nascimento subiu ao palco para dar um testemunho sobre sua luta contra o câncer, ao lado de outras oito mulheres que também tiveram a doença. A pilarense de 39 anos agradeceu à equipe da Casa da Mulher, onde foi acolhida. “Parei de trabalhar vendendo acarajé porque eu precisava me cuidar, fazer o tratamento. Foi uma surpresa muito grande, e foi tudo muito difícil no início. Mas pude fazer meus exames sem sair de Pilar, e isso fez toda a diferença no combate à doença. Continuo sendo muito bem atendida e, por isso, o meu sentimento é de gratidão a todos da Prefeitura”, disse.
Avanço – Presente à caminhada, a deputada estadual Fátima Canuto informou que no próximo dia 16 a Assembleia Legislativa promoverá uma sessão especial que contará com a presença do médico Alfredo Barros, referência em mastologia e que irá receber o título de cidadão honorário de Alagoas. Entusiasta da campanha, ela parabenizou o pioneirismo do prefeito Renato Filho , recordando outras ações voltadas à saúde da mulher.
“O Outubro Rosa faz parte da minha vida. A campanha chegou a Alagoas por meio da Rede Feminina de Combate ao Câncer, da qual já fui voluntária, para reforçar esse trabalho de conscientização, que não pode cessar neste mês. Por isso é que continuaremos trabalhando pela garantia do exame, inclusive domiciliar, encaminhando o paciente para tratamento em tempo hábil quando necessário. Não esqueceremos ninguém”, garantiu a parlamentar.
Durante a solenidade, Canuto também revelou que, neste mesmo dia, fará o lançamento de um projeto denominado Dragon Bolt, embarcação por meio da qual pacientes de câncer de mama podem se exercitar, reabilitando-se fisicamente. “A ideia, inclusive, é que o prefeito Renato Filho introduza esse mesmo projeto em Pilar”, finalizou.