O dia 10 de outubro é uma data marcante para a segurança pública. Instituído em 2009, o Dia Nacional da Guarda Municipal foi criado para celebrar os avanços da instituição presente em todo o país. E nesta terça-feira, Pilar foi palco de encontro que reuniu não só agentes de segurança daquele município, mas também representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que ministraram, no Cine Pilarense, palestras sobre a importância de ferramentas como o Disque Denúncia.
No evento, o prefeito de Pilar, Renato Filho, agradeceu a todos os guardas municipais pelo empenho, recordando o trabalho que buscou resgatar a credibilidade da instituição que hoje conta com novas viaturas, armas de fogo e coletes balísticos. Ele também fez dois importantes anúncios que devem fortalecer ainda mais a atuação da Guarda Municipal de Pilar.
“Assinamos hoje o projeto para a criação da Lei do Auxílio Uniforme para os nossos guardas municipais, que tanto contribuem para a segurança do cidadão pilarense. E já na próxima semana, também iremos encaminhar, para a Câmara de Vereadores, o projeto de lei visando à criação da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária”, afirmou o gestor, reforçando o papel da Guarda no apoio à promoção de políticas públicas capazes de conferir qualidade de vida para todos.
“Recebemos uma Guarda sucateada, mas investimos em capacitação e valorizamos o servidor para transformar aquela realidade. A Guarda Municipal de Pilar é motivo de orgulho para todos nós. Ela teve um papel decisivo em tudo o que construímos até aqui, a exemplo do Complexo Esportivo, erguido numa localidade onde a violência imperava. Por tudo isso é que vislumbro um futuro cada vez mais próspero para a nossa Guarda Municipal”, emendou Renato Filho, destacando também o alcance das ações da Patrulha Municipal Maria da Penha no combate à violência contra a mulher.
Já o comandante da Guarda Municipal de Pilar, por sua vez, parabenizou a gestão municipal ao lembrar que a série de investimentos reflete a confiança depositada na instituição. “Estamos sempre presentes, e essa proximidade é fundamental no sentido de melhorar cada vez mais a sensação de segurança entre os pilarenses”, comentou o coronel Robson Cavalcante, para quem a municipalização da segurança pública “já é uma realidade”.
Também presente à solenidade, o vereador Luiz Carlos Omena externou seu contentamento ao recordar a reinauguração da sede da Guarda Municipal. “Tive a feliz oportunidade de prestigiar a reforma, concluída no ano passado, daquele que é um prédio histórico e passou a abrigar a nossa Guarda. Estão todos de parabéns por tudo o que vem sendo feito em prol da segurança do povo pilarense”, discursou o parlamentar.
Além das palestras sobre a prevenção à violência contra a pessoa idosa e o Disque Denúncia (181), o encontro também debateu a importância da integração entre as polícias no enfrentamento à criminalidade. Ao término do evento, houve, ainda, uma panfletagem sobre o aplicativo denominado Alerta Celular – ferramenta criada pela Segurança Pública e por meio da qual um aparelho roubado pode ser devolvido mais rapidamente ao dono -, seguida de um almoço de confraternização ofertado a todos os agentes.