De acordo com lista das piores formas de trabalho infantil (Lista TIP), a atuação de crianças nos cemitérios é considerada uma das piores formas de exploração de mão de obra infantil. O item 71 destaca que, em cemitérios, crianças e adolescentes estão expostas a esforços físicos intensos, calor, riscos biológicos (bactérias, fungos), ratos e outros animais, inclusive peçonhentos, riscos de acidentes e estresse psíquico.
Como está próximo do Dia de Finados, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) intensificará as ações de combate ao trabalho infantil em cemitérios visando orientar e coibir essa prática. A ação, que tem a parceria com Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), acontece a partir desta segunda(30) e vai até o dia 2 de novembro.
Segundo Marcia Melo, Diretora Geral da Primeira Infância, Criança e Adolescente o objetivo dessa ação é combater práticas de trabalho infantil, visto que nessa época do ano crianças e adolescentes são encontradas trabalhando com vendas de flores, velas, limpeza e reformas de túmulos. “Estaremos fazendo rondas e identificando situações que envolvam crianças e adolescentes em atividades de risco. Iremos também orientar as famílias e adolescentes nos principais cemitérios públicos de Maceió”, explicou.