A Central de Tratamento de Resíduos da empresa Alagoas Ambiental, localizada na cidade de Pilar, foi palco da inauguração, na última terça-feira (31), de uma usina que vai triturar pneus inservíveis para posterior reciclagem (foto abaixo), contribuindo, assim, à campanha de preservação do meio ambiente “Pneu usado tem descarte certo!” – do Governo de Alagoas, em parceria com a Associação dos Municípios Alagoans (AMA). O mesmo evento também marcou o início do funcionamento do segundo motor de geração de energia através do biogás, outro equipamento lançado pelo grupo Alagoas Ambiental, especializado no tratamento de resíduos sólidos.
Com capacidade para triturar até duas toneladas por hora, a usina de beneficiamento de pneus usados vai influenciar, inclusive, a saúde pública, uma vez que o material – quando não descartado corretamente – pode servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue e a chikungunya.
Na solenidade, o prefeito de Pilar, Renato Filho, parabenizou o presidente da empresa, Antônio Tarcísio, pelo empreendimento que alia sustentabilidade à geração de emprego e renda no município. “A usina demonstra que a Alagoas Ambiental não só está atenta à preservação do meio ambiente, mas também à realidade de transição energética que o estado vivencia. A produção de biogás é um exemplo disso. Caminhamos para um novo patamar, para fazermos de Alagoas uma potência energética, e com o Pilar capitaneando todo esse crescimento”, discursou o prefeito, que representou o presidente da AMA, Hugo Wanderley.
Para Renato Filho, a aprovação da Lei do Gás em Alagoas, na semana passada, reforça uma tendência de desenvolvimento socioeconômico nunca vista no estado, baixando o preço do combustível fóssil e impulsionando o processo de industrialização em Alagoas.
“O biogás, por exemplo, tem um potencial gigantesco. Temos desafios a superar, mas a Lei do Gás chegou para trazer segurança jurídica, estimulando os investidores público e privado. Prova disso é que a Origem Energia vem aumentando cada vez mais a sua produção em Pilar [onde opera uma unidade de processamento de gás natural]. Tudo isso representa mais oportunidades e, portanto, mais qualidade de vida para todos”, emendou Renato Filho, acrescentando que a AMA vai cooperar com a discussão em torno da nova matriz energética junto aos municípios alagoanos.
Lei do Gás – Nesta quarta-feira (1º), a partir das 10h30, no Palácio República dos Palmares, em Maceió, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, vai sancionar a Lei do Gás. Relatora do projeto de lei, a deputada estadual Fátima Canuto também conheceu a usina de beneficiamento de pneus instalada em Pilar. Ela lembrou que, com a sanção da lei, Alagoas assumirá o topo no Ranking do Mercado Livre de Gás Natural (Relivre), um marco para o estado.
“A Lei do Gás vai significar o desenvolvimento sustentável de Alagoas, para que possamos gerar cada vez mais empregos, mas sem descuidarmos do meio ambiente”, salientou a parlamentar, durante a solenidade que contou com a presença do secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, e da secretária executiva de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Amélia Fernandes, entre outras autoridades.