O Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF, será palco, entre os dias 07 e 09 deste mês de novembro, do IV Encontro Nacional de Municípios. Além de reunir prefeitos de todo o país, o evento realizado pela Associação Brasileira de Municípios (ABM) também vai contar com a participação do presidente da República, ministros de Estado e representantes de organizações internacionais. O tema central será a sustentabilidade e a crise climática que assola a população mundial, com dezenas de palestras, oficinas e mesas redondas. E um dos paineis, denominado Por um Brasil Sustentável rumo à COP 30, terá a representação alagoana do Município de Pilar.
O secretário de Meio Ambiente de Pilar, Marçal Fortes, participa nesta terça-feira (07) do painel que conta com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, entre outros nomes da área. Marçal fará uma apresentação à Cúpula de Lideranças por um Brasil Sustentável, relatando as ações desenvolvidas pelo Município no sentido de garantir a preservação do meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável, destacando o papel da Prefeitura para o desenvolvimento sustentável no Brasil.
O mesmo painel vai reunir autoridades como a gerente de projetos da União Europeia no Brasil, Stephanie Horel, com direito, ainda, à entrega de medalhas e certificados, por ocasião do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GcoM).
“Vamos apresentar todas as ações que vêm transformando a realidade de Pilar, especialmente no combate ao analfabetismo e à desigualdade social, na proteção à mulher, no estímulo ao empreendedorismo. Esse conjunto de prioridades também fez com que avançássemos no combate à insegurança alimentar, aprimorando a qualidade da merenda e evitando, assim, a evasão escolar. É dessa forma que também conseguimos impulsionar a agricultura familiar, desbravar o turismo religioso e, por fim, promover o desenvolvimento sustentável”, conta o secretário, que também é presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente.
De acordo com o secretário, Pilar caminha a passos largos para alcançar, até 2030, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidades (ONU).
“Também temos garantido, entre outras coisas, o reflorestamento das encostas. Já são mais de 30 mil árvores plantadas em nossa cidade. E esperamos que o município esteja 100% saneado em até cinco anos, como prevê a concessionária responsável pela Região Metropolitana. Será, portanto, uma grande oportunidade de mais uma vez reforçar a nossa preocupação e compromisso com o meio ambiente”, emenda Fortes, acrescentando que Pilar é um dos poucos municípios brasileiros a emitir o chamado licenciamento ambiental online com até sete dias.
O encontro – Em sua 4ª edição, o Encontro Nacional de Municípios reúne, anualmente, autoridades municipais, empresas e agências nacionais e internacionais, além dos governos estaduais e federal, para um amplo debate sobre o papel dos municípios na construção de um futuro sustentável. O objetivo é criar oportunidades para que gestores e técnicos conheçam as políticas públicas do governo federal acessíveis aos municípios, possibilitando a troca de experiências que favoreçam o desenvolvimento sustentável.