O final de ano se aproxima e, com ele, a expectativa em torno das comemorações em família. E é para garantir que todos os pilarenses possam celebrar, sem surpresas desagradáveis, a chegada de 2024 que a Prefeitura de Pilar lança, na próxima sexta-feira (17), mais um programa cujo alcance social salta aos olhos. Trata-se do Pilar Chega Junto, que tem como meta acolher famílias em situação de vulnerabilidade e que, por qualquer motivo, não vêm conseguindo abastecer suas casas com itens considerados essenciais, sendo o gás de cozinha o principal deles.
Nesta etapa inicial do programa, serão contemplados mais de 5 mil moradores dos bairros Casas Novas, Frei Damião e Santa Luzia. Além da substituição do gás vazio por um cheio, eles também receberão atendimentos realizados por equipes das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, além de serviços de limpeza e pintura das ruas e de fossas – que serão executados pelas secretarias de Transporte e Urbanismo. A concentração será no Complexo Nutricional Adelmo da Macaxeira, nas Casas Novas, a partir das 8h.
Prefeito de Pilar, Renato Filho explica que a ação porta a porta vai acolher aqueles que mais precisam da ajuda do poder público neste final de ano. Ele lembra também que, como ocorreu em 2022, todos os pilarenses que não conseguiram quitar sua conta de luz terão o fornecimento de energia elétrica restabelecido mais uma vez.
“Sempre chegamos junto nos momentos mais difíceis. Agora não será diferente. Afinal, temos feito todo o esforço necessário para cuidar cada vez melhor da nossa população. Por isso é que, assim como no ano passado, ninguém ficará desassistido. E, desta vez, garanto também que nenhum pilarense vai ficar sem gás por não ter condições de comprá-lo”, afirma o gestor, acrescentando que moradores de outros bairros serão contemplados, logo mais, nas próximas edições do programa.
“Esta será a primeira de várias ações”, reforça Renato Filho, que defende a canalização do gás natural em todas as residências do município, considerando o fato de Pilar ser o maior produtor do estado, o que permitiria reduzir consideravelmente a despesa do trabalhador com o botijão.
Para a chefe de Gabinete da Prefeitura de Pilar, Fátima Rezende, a iniciativa mira, sobretudo, a qualidade de vida de cada pilarense beneficiado. “Depois de a Prefeitura quitar contas de luz em atraso, agora será a vez de também garantir a recarga do gás de cozinha. Serão mil recargas somente nesta primeira fase, entre outros serviços, como a entrega de exames na casa de pacientes já acompanhados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde. Ou seja, basta aguardar. Chegaremos junto mais uma vez”, atesta Rezende.