A abertura e o acendimento das luzes do Natal de Todos Nós encantou uma multidão e abriu oficialmente uma das épocas mais esperadas do ano. O acender do brilho e da magia de Natal aconteceu em solenidade realizada na Orla de Ponta Verde, nesta quarta-feira (22).
Uma das estrelas da festa, a árvore de natal gigante de 37 metros de altura recebeu milhares de visitantes. Este ano, a Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), responsável pela implantação da iluminação cênica decorativa para o fim de ano, instalou um túnel luminoso de 11 metros com projeções de diferentes cores e formas que dá acesso à árvore.
O natal deste ano é o maior da história de Maceió e foi pensado para encantar os cidadãos e visitantes em uma período de celebração à paz e ao amor, como explica Gutenberg Melo, diretor-presidente em exercício da Ilumina.
"É uma festa feita com muito brilho, um show de luzes, que tem o intuito de fazer as famílias celebrarem. Com certeza o Natal de Todos Nós esta no calendário de eventos da cidade e no coracão do povo maceioense", assegurou Melo.
Um dos primeiros visitantes a passar pelo túnel e pela árvore acesos foi o Marcos Antônio da Silva, natural de São Paulo e que mora em Maceió com a esposa Lidiane e estava com as filhas, Nicole, de 13 anos e a pequena Mayla de 2 anos.
"A gente nunca tinha feito parte desse momento, então é muito legal, muito especial para as meninas que estão se encantando com tudo, com o desfile, com o Mickey, a Minnie e os personagens que a gente está vendo aqui".
A Bárbara Maciel esteve com o marido Alisson e o Gael de pouco mais de um ano de idade. Eles são maceioenses e se impressionaram com a iluminação desse ano. "Tô encantada, eu adorei, ele ficou louco com a árvore, com os bonecos. Estamos encantadíssimos, tomara que tenha sempre", disse ela. "Nós ficamos surpresos com a decoração desse ano. Ficou muito bonita e convidativa", completou o marido.
Quem tem motivos para comemorar o Natal de Todos Nós é o vendedor ambulante Eduardo Gomes da Silva. Com a esposa, ele tem três carrinhos de milho verde na praia e diz que aproveita a época para faturar mais. "A gente junta agora e consegue guardar pra baixa temporada. É muito importante o natal pro desenvolvimento da cidade", completou o jovem de 26 anos.
Estrutura e Iluminação
A Ilumina preparou o maior natal da história de Maceió. Para isso, foram utilizadas mais de 150 mil pisca-piscas espalhados por 500 coqueiros ao longo da orla da capital. Outras 270 ornamentações natalinas fazem brilhar os postes do Centro à Cruz das Almas.
O público encontrará ainda ao lado da árvore a casa de Papai Noel. O equipamento tem 63m² e três ambientes que poderão ser acessados pelos visitantes, promovendo uma verdadeira imersão ao período natalino.
A Praça Gogó da Ema recebe a Vila de Natal. Por lá, a Ilumina instalou a Árvore da Vida, que de forma interativa tem sua iluminação conduzida pelo toque de três tambores que podem ser tocados pelos visitantes. A Vila de Natal reúne oito barracas com decoração luminosa e pisca-piscas, onde artesãos locais venderão seus produtos.
Também na orla, o Presépio de Natal celebra o nascimento de Jesus e o Papai Noel gigante virou ponto turístico ao lado da Cadeira Gigante.
A Avenida Sílvio Viana, na Praia de Ponta Verde, ganhou letreiros para celebrar a passagem de fim de ano e 52 árvores com iluminação em LED de cor branca enfeitam o calçadão da orla.
Balanços instagramáveis e cocos com iluminação em LED de cor branca, bem como 800 projetores na cor verde estão espalhados pela região.
Natal de Todos Nós
O clima natalino vai se espalhar por toda Maceió, com decoração especial em 14 bairros da capital alagoana.
O mirante do Jacintinho, a Rua Fechada no Clima Bom, a Praça de Ipioca, Benedito Bentes, Centro de Maceió e o Jaraguá terão iluminação especial para a época.
As entradas do município também serão decoradas com o portal da BR-104, no Tabuleiro, do Pontal e de Jacarecica.
Os equipamentos natalinos nestes bairros começam a ser instalados já nesta quarta-feira (22). A instalação deverá durar uma semana. Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas já receberam a decoração.
A iluminação natalina permanece acesa até o dia 5 de janeiro.