Novembro é o mês da consciência negra e, para sensibilizar cada vez mais pessoas sobre a importância do combate ao racismo, a Prefeitura do Pilar realizou nos dias 21 a 24 de novembro, a campanha ‘Pilar do Preto – a gente combate o racismo com educação’. Já em sua 3ª edição, a campanha promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social traz novidades este ano, e a principal delas é o lançamento de uma história em quadrinhos elaborada por jovens em situação de vulnerabilidade social que retratam a história do Quilombo dos Palmares.
O lançamento dos quadrinhos vai acontecer durante a Noite Afro Black, evento marcado para o próximo dia 24, a partir das 19h, no Centro Cultural Mestra Bida, na Chã do Pilar. Na ocasião, as crianças e adolescentes assistidos por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) vão expor o material que é fruto de três meses de atividades de pesquisa, como explica a secretária municipal de Assistência Social, Mônica Santos.
“O foco deste ano é a educação. Por isso é que direcionamos as ações da campanha para o ambiente escolar, para que possamos conscientizar a todos, sem exceção, disseminando as práticas antirracistas em sala de aula. E no caso do Serviço de Convivência, nossos alunos estiveram na Serra da Barriga, em União dos Palmares, para conhecer, in loco, a história de Zumbi, líder do maior quilombo de que se tem notícia. O resultado é o gibi que eles construíram como forma de registrar essa experiência”, conta a secretária, acrescentando que exemplares do gibi serão distribuídos nas escolas de Pilar.
A campanha voltada à educação antirracista também contempla outros grupos, a exemplo dos idosos que frequentam os Centros de Referência de Assistência Social. “Nosso objetivo é fazer com que todos entendam a importância da campanha, que também mira a permanente valorização da cultura afro-brasileira. Dessa forma, buscamos incentivar o seu reconhecimento enquanto parte integrante da formação cultural do nosso país. Somente assim é que conseguiremos alcançar uma sociedade mais justa e igualitária”, emenda.
A programação da campanha também conta com outras atrações. Na terça-feira (21), a partir das 18h30, a Praça do Oliveira será palco de uma grande mostra cultural que vai reunir referências da cultura afro. Já no dia 23, o Cine Pilarense vai receber, às 19h, o evento ‘Café, Beleza e Consciência’, ocasião em que lideranças do movimento negro irão debater as ações de empoderamento da mulher negra, considerando, entre outros aspectos, a igualdade de gênero.
Cantor e compositor pilarense, José Willams da Silva, o Black Will, reforça a importância de eventos como este para o fortalecimento dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana. Para ele, somente assim é que os governos conseguirão frear as práticas discriminatórias que ainda se perpetuam, principalmente de forma velada. Alagoas, inclusive, é o 5º estado do Nordeste que mais registra casos de racismo – a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AL) já contabiliza 25 denúncias somente este ano.
“Pilar foi palco de vários episódios marcantes da nossa história, a exemplo da última pena de morte no país. Fico muito feliz de saber que, na minha cidade, o poder público incentiva discussões dessa natureza”, destaca o músico.