Idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), conhecido como LOAS, e que ainda não fizeram a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), devem comparecer às unidades da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) para não perder o benefício.
Em Maceió, 557 beneficiários do BPC ainda estão sem a inscrição no Cadastro Único, que é uma das exigências para receber o benefício. A lista das pessoas que precisam fazer essa atualização está disponível nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Maceió, na sede do CadÚnico, na Serraria, e no Centro de Atendimento Socioassistencial(Casa), no Centro, onde os beneficiários poderão resolver essa pendência. Não precisa agendar. O atendimento é das 8h às16h.
A lista também está disponível nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), mas apenas para consulta e encaminhamento para um dos equipamentos mais próximos.
Segundo a coordenadora do BPC, Christianne Barros, a Semdes está fazendo uma força tarefa para atender esses usuários retardatários. “É muito importante que os beneficiários do BPC que não possuem o Cadastro Único procurem as unidades da Semdes para atualizar os dados, para não terem o benefício suspenso”, destacou.
Para a revisão cadastral e para inserção no CadÚnico, o beneficiário precisa apresentar original e cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência, carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, contra-cheque (principalmente, sendo servidor público), certidão de casamento ou divórcio, certidão de óbito dos integrantes adultos da família; certidão de nascimento, cartão de vacina (0 a 7 anos), declaração da escola (6 a 17 anos) e a declaração do Conselho Tutelar ou Termo de Guarda para os responsáveis dos menores, caso o pai ou mãe não integrem a família.
Os beneficiários que têm cadastro unipessoal, ou seja, famílias compostas de apenas uma pessoa, também precisam atualizar os dados para não ter o benefício cancelado.
Pessoas com deficiência física ou idosas, com 65 anos ou mais, incapacitadas para a vida independente e para o trabalho, que comprovem não possuir meios de suprir suas necessidades e de sua família, têm o direito a receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Esse benefício assistencial do Sistema Único de Assistência Social (Suas) garante um salário mínimo, visando ofertar condições mínimas para uma vida digna.
Locais de atendimento em Maceió
Sede do Cadastro Único (Av. Menino Marcelo, S/N, Serraria. Entre o GBarbosa e a Drogasil). Telefones: (82) 3312-5924
Centro de Atendimento Socioassistencial (Rua Engenheiro Roberto Gonçalves de Menezes, antiga Rua da Praia, 71, no Centro). Telefone: (82) 3312-5927.
Confira o endereço dos
CRAS