O avanço da construção civil é um indicativo claro de avanços na economia e no desenvolvimento. Porém, esse progresso de urbanização também gera impactos que podem ser negativos, caso não haja a destinação correta de resíduos, chamados popularmente de "metralha".
Infelizmente é fácil encontrar esse tipo de descarte irregular, como entulho, nos mais diversos municípios. Muitas vezes, até em vias públicas bastante movimentadas. E quando isso ocorre a população é quem paga o preço, com a poluição e os danos à saúde pública provocados por ela.
Na vanguarda do desenvolvimento sustentável, a Alagoas Ambiental contribui para reverter essa problemática, transformando a metralha em matéria-prima para a construção civil, como explica Tarcísio Neto, coordenador de marketing e assessor da diretoria da empresa.
"Este material é transportado até a nossa Usina. A partir daí, passa por um processo de britagem, no qual é separado de acordo com a classificação do resíduo e com o tamanho. Após isso, ele passa por um processo de beneficiamento que o transforma em pelo menos cinco intens reciclados: areia lavada média, brita zero, brita 3/4, brita 1, brita 2. Todo esse material volta à indústria de forma sustentável, despoluindo o meio ambiente, gerando economia, fomentando emprego e renda", reforça.
Vantagens
Além de não provocar impactos ambientais e de beneficiar a natureza com a destinação adequada dos resíduos, o material de construção reciclado na Alagoas Ambiental tem um valor mais baixo do que o praticado pelas pedreiras e home centers, por exemplo.
Dessa forma, quem adquire os itens estimula uma cadeia produtiva econômica e sustentável, ganhando em todos os aspectos.
"Nós sabemos que o aspecto econômico também pesa na hora da compra, sendo fator determinante. E acabamos tendo um trunfo na hora da venda, porque entregamos o mesmo produto do mercado, com a mesma qualidade, porém com um preço abaixo do praticado pelo segmento. E como normalmente a quantidade comercializada é grande, a economia também é muito boa", detalha.
Recebimento de resíduos
A Usina para recebimentos de resíduos da construção civil fica na cidade de Pilar, na Região Metropolitana de Maceió. Qualquer pessoa pode destinar os materiais. Empresas privadas e instituições públicas também.
A venda dos produtos beneficiados também é negociada diretamente com o cliente, facilitando as transações comerciais sem intermediários.