Todos
os dias, ao menos 10 equipes da Autarquia Municipal de Iluminação
Pública (Ilumina) percorrem as ruas de Maceió, das 7h e às 2h da
manhã, realizando atendimentos em manutenção para o funcionamento
pleno da rede de iluminação pública da cidade.
Somente na primeira de abril, foram
atendidas 660 ocorrências em toda a capital alagoana. Os
atendimentos compreendem serviços como a troca de luminárias
apagadas, oscilando, religamento da rede, reparos em postes e
consertos nos equipamentos que compõem os sistemas de iluminação
pública, como cabos, reatores e drives.
Benedito Bentes, Cidade
Universitária e Jatiúca foram os bairros que mais receberam
chamados da Ilumina, com 50, 45 e 39 atendimentos respectivamente. No
mês passado, em março, a Ilumina realizou 3.871 atendimentos de
manutenção em toda a Maceió. Uma média superior a 124
atendimentos por dia.
Entre as ocorrências, 441 foram
acionadas a partir do app Ilumina Maceió, outras 186 através do
call center (que compreende os números do Disque Luz e da Central de
Serviços da Prefeitura de Maceió) e 192 através das próprias
rondas das equipes de manutenção.
A diretora-presidente da Ilumina,
Camila Porciúncula, explica que os atndimentos e ocorrências são
atendidos pelas equipes de manutenção, mas que outras equipes de
profissionais são direcionadas para atuar exclusivamente na
modernização da rede de iluminação pública da capital.
“É um trabalho planejado por
área, dividido com o corpo técnico, e que garante a cobertura de
toda a cidade de Maceió, seja para a manutenção do equipamento ou
para a modernização dos mesmos”, detalha Camila.
“Nosso trabalho de ronda é
intensificado no período noturno, mas todos os dias as equipes
trabalham também pela manhã, em locais de difícil acesso, como as
grotas, por exemplo, ou em áreas de maior periculosidade, visando
garantir o bem-estar dos colaboradores, mas também a eficiência da
atuação da Ilumina”, completa Camila.
Acione a Ilumina
A Ilumina Maceió disponibiliza
três canais gratuitos para que os cidadãos informem alguma
ocorrência em iluminação pública. São eles: aplicativo Ilumina
Maceió, Disque Luz, no número 0800
031 9055, e a Central
de Serviços da Prefeitura de Maceió, no número 156.
No aplicativo, por exemplo, o
usuário informa o tipo de ocorrência pelo endereço completo, com
ponto de referência. Pode também apontar a localização, via mapa
interativo, ou até mesmo solicitar via número/etiqueta do poste que
esteja danificado. Essa ocorrência vai direto para as equipes de
manutenção, que têm 72 horas para atendê-la.
Para serviços mais complexos, que
fogem da alçada da manutenção, como implantação de iluminação
pública, mudança na potência das luminárias ou substituição de
iluminação em uma área maior, os cidadãos devem solicitar a
abertura de um processo junto à Ilumina.
Este pedido pode ser feito
presencialmente, na nova sede da Ilumina, na Rua Coronel Pedro Lima,
S/N, no Jaraguá (ao lado da Alurb), ou online, pelo e-mail
atendimento@ilumina.maceio.al.gov.br.
Nele, o requerente informa o
nome completo, CPF ou CNPJ, endereço da solicitação, ponto de
referência, contato telefônico e um breve resumo do que está sendo
pedido.
Outro canal de atendimento da
Ilumina para fiscalizações em obras de iluminação pública é o
telefone (82) 3312-5319.