Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Buscar  
Cidade
Publicada em 18/04/24 às 22:27h - 18 visualizações
Hospital do Coração Alagoano realiza mais de 300 angioplastias em 10 meses
Procedimentos foram registados no período de maio de 2023 a março deste ano

Ascom

O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, localizado no bairro Cidade Universitária, em Maceió, realizou, no período de maio de 2023 a março deste ano, portanto, nos últimos dez meses, 352 angioplastias. O equipamento hospitalar, que foi construído e está sob a gerência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é a primeira unidade de saúde pública de Alagoas especializada em cardiologia.

A angioplastia coronária é um procedimento utilizado para desobstruir as artérias do coração, que estão estreitadas ou bloqueadas devido ao acúmulo de placas de gordura e que podem causar problemas cardíacos. A intervenção é realizada para remover o bloqueio presente na artéria e liberar a passagem para que o sangue circule melhor.

O cirurgião cardíaco Helder Marx, salientou a importância do procedimento para qualidade de vida dos pacientes.

A angioplastia nasceu da necessidade de se abordar pacientes com lesões nas artérias. E hoje, por meio da hemodinâmica, é um procedimento minimamente invasivo, onde os pacientes podem receber alta no mesmo dia ou no dia seguinte. Não é necessário abrir o externo, o peito, pois o procedimento é realizado por meio de uma pulsão hiper cutânea, que impulsiona o vaso na perna ou no braço, para fazer o procedimento”, pontuou.

Ele explica que angioplastia é indicada para pacientes que apresentam sintomas de lesões coronárias com estenose importantes, angina, infarto e que possuem dores torácicas.

Nos infartos, a angioplastia é salvadora de vidas, impedindo a progressão do infarto, abrindo o vaso e garantindo repercussão do músculo cardíaco. Já nos quadros de angina, de pacientes que têm dores no tórax, a angioplastia é uma terapia que modifica a qualidade de vida, finalizando as dores em pacientes que a apresentam”, disse Helder Marx.

A unidade

O Hospital do Coração Alagoano foi inaugurado no dia 2 de setembro de 2022. A unidade possui 52 leitos, sendo 20 de enfermaria adulto, quatro de enfermaria pediátrica, 10 de recuperação pós-anestésica, quatro de preparo e recuperação de pacientes no setor de radiologia, dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e quatro de UTI pediátrica, destinados exclusivamente ao atendimento de pacientes cardiopatas.

O acesso à unidade ocorre por meio do Sistema Estadual de Regulação (SisReg), onde a marcação de consultas e exames é realizada pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) e a transferência de pacientes se dá pela Central Estadual de Regulação de Leitos.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • Denize Barbosa dos Santos
    Cidade: Pilar
    Música: clone - Luan Santana
  • Denize
    Cidade: Pilar
    Música: clone - Luan Santana
  • marli
    Cidade: pilar
    Música: solidão a três- gusttavo lima
  • Denize
    Cidade: Pilar
    Música: Clone - luan Santana
  • Mateus
    Cidade: Maceió
    Música: I miss you
  • Drogaria Almeida
    Cidade: Pilar
    Música: Filho Pródigo - Mattos Nascimento
Publicidade Lateral










Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 90040 Usuários Online: 179


(82) 3265-1901

Hora Certa







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Pilar FM 87,9 - Todos os direitos reservados