O
Governo de Alagoas segue investindo na garantia de mais qualidade de
vida para os profissionais da segurança pública. Além de reforçar
as ações voltadas aos servidores efetivos, adquirir equipamentos de
última geração e inaugurar novas instalações, a Secretaria de
Estado da Segurança Pública deu início ao processo para
contratação de especialistas que prestem atendimento psicossocial à
tropa.
Com o apoio do Governo Federal,
através de verbas oriundas do Fundo Nacional de Segurança Pública,
a SSP vai investir R$ 2.158.804,94 somente em serviços de consultas
com psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais para os
integrantes das Polícias Militar, Civil, Científica e do Corpo de
Bombeiros. Conforme a programação, os atendimentos ocorrerão nas
modalidades on-line e presencial (com local ofertado pela empresa
contratada) nas cidades de Maceió e Arapiraca.
Inicialmente, conforme estudo
técnico preliminar elaborado pelo Núcleo de Qualidade de Vida no
Trabalho da SSP, devem ser realizados 4.300 serviços psicossociais,
sendo 3.780 consultas e atendimentos com psicólogos, psiquiatras e
assistentes sociais, e 520 terapias em grupo, levantamentos de
demandas, palestras e oficinas pedagógicas de manejo de estresse e
ansiedade.
De acordo com o secretário
executivo de Políticas de Segurança Pública da SSP, coronel
Patrick Madeiro, o processo de contratação para o serviço
biopsicossocial foi autorizado pela Procuradoria Geral do Estado
(PGE) e já está em fase de licitação.
“No período máximo de 60 dias
já teremos a definição dessas ações atendendo diretamente a quem
precisar. Essa é uma política pública que irá atender a todos os
servidores da segurança pública. Todos os policiais que, por
ventura, tenham sido afastados, nós estamos seguindo as
recomendações médicas. Estamos tomando ações que vão minimizar
esses danos e vão fazer com que o agente tenha o devido
atendimento”, afirmou o coronel Patrick.
Ainda seguindo a política pública
do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Programa
Pró-Vida, estão sendo investidos R$ 4.217.244,62 na aquisição de
equipamentos de musculação. Os processos de compra já estão em
andamento. Os equipamentos vão possibilitar aos profissionais o
acesso a ações de promoção à saúde e prevenção ao
adoecimento, estimulando o autocuidado, a cultura prevencionista, a
segurança do trabalho e a valorização profissional.
Segundo o chefe do Núcleo de
Qualidade de Vida no Trabalho da SSP, que coordena a Rede QualiVida
da Segurança Pública de Alagoas, agente de polícia Emerson Moura,
os aparelhos serão distribuídos em academias institucionais
instaladas nas dependências das corporações estaduais.
“Eles serão distribuídos para
todas as instituições da segurança pública alagoana e vão
estruturar cerca de dez academias, que foram elencadas por
exercícios. A montagem será em espaços já disponibilizados pelos
órgãos e vão atender diversos agentes públicos. Os recursos foram
captados graças ao empenho da rede que foi criada com os núcleos de
cada corporação com base no que preconiza a política nacional.
Além disso, também estamos com processos para comprar, ainda neste
segundo semestre, veículos voltados para a área de valorização e
educação profissional. Ônibus e caminhonetes vão ajudar no
trabalho das equipes”, disse ele.
Emerson também lembrou que a
parceria com o Governo Federal trouxe para Alagoas investimentos que
ultrapassam os R$ 2,35 milhões. “As verbas já empenhadas
possibilitaram a compra de equipamentos como uma ambulância para a
Diretoria de Saúde da PM e um consultório móvel para o Centro
Integrado de Assistência da corporação. Foram feitas melhorias nos
ambientes de trabalho com a compra de equipamentos eletrônicos,
computadores, ar-condicionados, e adquirimos equipamentos para o
centro de condicionamento físico e defesa pessoal da Rotam, para
atendimento de pilates e ginástica laboral para militares e
dependentes. Também modernizamos o centro de fisioterapia da PM,
promovemos eventos esportivos, como a corrida da Polícia Civil,
palestras, oficinas de gerenciamento de estresse e ansiedade no Corpo
de Bombeiros, e ainda conseguimos retomar, após dez anos, o MBA em
Gestão Política de Valorização do Trabalhador da Segurança
Pública de Alagoas. Essas são só algumas das ações conquistadas
com esses recursos”, destacou.
As iniciativas melhoram o ambiente
de trabalho e também promovem uma cultura de cuidado e respeito
mútuo, essenciais para a construção de um ambiente de trabalho
mais saudável. O secretário da Segurança Pública, delegado Flávio
Saraiva, lembra que, entre ações estratégicas contidas no Plano
Estadual de Segurança Pública e Defesa Social 2021-2030, que foi
publicado em outubro do ano passado, estão a capacitação e a
valorização dos profissionais e o aparelhamento e modernização de
infraestrutura dos órgãos de segurança, que reforçam ainda mais o
empenho do Governo de Alagoas em cuidar dos homens e mulheres que
integram as forças policiais e salvamento do estado.
“As equipes da SSP estão focadas
em garantir o melhor para todos os profissionais. Estamos com a
gestão governamental que mais investe na segurança pública, e isso
tem sido comprovado pelas ações relatadas pelo Núcleo de Qualidade
de Vida e também pelas diversas aquisições de equipamentos que
foram feitas para melhorar o serviço operacional, como a compra
armamentos de última geração com uma economia de verba
significativa. O cuidado com o profissional é primordial para
conseguirmos aumentar ainda mais o objetivo de garantir o bem-estar
de todos. Vamos seguir buscando cumprir as metas estabelecidas no
plano para que tenhamos um estado cada vez melhor”, enfatizou.