Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Buscar  
Cidade
Publicada em 21/08/24 às 19:55h - 16 visualizações
Governador Paulo Dantas e ministro Silvio Almeida oficializam adesão de Alagoas ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Alagoas é o sexto estado da Federação a aderir ao novo Viver Sem Limite, que prevê investimento de R$ 6,5 bilhões para os próximos anos

Agência Alagoas

Alagoas aderiu ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – o Novo Viver sem Limite. Em solenidade realizada nesta quarta-feira (21), no Centro de Convenções de Maceió, o governador Paulo Dantas e o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, oficializaram a adesão.

Alagoas é o sexto Estado da Federação a aderir à política pública implementada pelo Governo Federal, que prevê investimento, em âmbito nacional, de R$ 6,5 bilhões para os próximos anos na garantia da dignidade, promoção de direitos e ampliação do acesso das pessoas com deficiência à educação, à cultura e ao emprego.

Silvio Almeida recordou que o novo Viver Sem Limite é a reformulação do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que foi implementado, inicialmente, pela presidente Dilma Rousseff, há 12 anos, mas descontinuado pelas gestões posteriores.

O Plano foi retomado pelo presidente Lula, que nos deu a missão de retomar os pontos que estavam dando certo, que foram construídos em parceria, em diálogo constante com os grupos sociais. E ele nos deu também a missão de ampliar, trazendo novos temas. Uma das grandes novidades é o incremento da participação social na tomada de decisões. Nós também estamos falando da luta contra o capacitismo, ou seja, a forma de discriminação contra pessoas com deficiência é parte do Plano, portanto, envolve outras dimensões para além da deficiência em si”, pontuou Silvio Almeida.

Somar forças

Paulo afirmou que o Novo Viver sem Limite chega para somar forças às políticas públicas já implementadas pelo Governo do Estado. Ele recordou que ao criar a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) cumpriu mais um compromisso de campanha.

A gente entende que a pessoa com deficiência tem que ter, na sua plenitude, todos os seus direitos garantidos, espaço para discutir e elaborar (as políticas públicas). É necessário também fazer constar no orçamento estadual e federal, os investimentos que garantam todos esses direitos”, defendeu o governador.

O Plano Nacional vem como mais um instrumento, um planejamento estratégico adicional às políticas públicas que já são realizadas aqui no Estado de Alagoas”, acrescentou Paulo.

Ações potencializadas

A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella; e a secretária estadual da Cidadania e da Pessoa com Deficiência de Alagoas, Arabella Mendonça, também

participaram da solenidade. Esta assegurou que a Secdef vai potencializar as ações voltadas às pessoas com deficiência em Alagoas, que representam 10,5% da população estadual.

O Plano Viver sem Limite do Governo Federal traz 95 ações. Dessas 95, 45 foram priorizadas pelo Governo do Estado, porque nós priorizamos aquelas ações que são mais apropriadas para a nossa realidade e que estão mais próximas daquilo que nós conseguimos fazer e daquilo que nós vamos conseguir implementar no estado. Então, esse é o nosso desafio”, citou Arabella.

A cada cinco famílias brasileiras, uma tem pelo menos uma pessoa com deficiência. Então quando a gente promove os direitos da pessoa com deficiência, estamos também gerando desenvolvimento social, comunitário, tornando esse nosso país, um país menos desigual, oportunizando o desenvolvimento desde a infância”, acrescentou Anna Paula.

A cerimônia, que integrou a programação da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, também marcou o lançamento do Glossário em Libras. A ferramenta reúne os sinais das secretarias de Estado, órgãos públicos, cargos e figuras públicas, visando facilitar a comunicação e promover a inclusão de pessoas surdas.

Participaram, ainda, da solenidade o deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o “Paulão”; e os deputados estaduais Remi Calheiros, Carla Dantas, Ronaldo Medeiros e Léo Loureiro; além das secretárias de Estado: Maria Silva (Mulher e Direitos e Humanos), Aline Rodrigues (Agricultura e Pecuária), Lydia Pollyana (Esporte e Juventude), dentre outras autoridades.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • Denize Barbosa dos Santos
    Cidade: Pilar
    Música: clone - Luan Santana
  • Denize
    Cidade: Pilar
    Música: clone - Luan Santana
  • marli
    Cidade: pilar
    Música: solidão a três- gusttavo lima
  • Denize
    Cidade: Pilar
    Música: Clone - luan Santana
  • Mateus
    Cidade: Maceió
    Música: I miss you
  • Drogaria Almeida
    Cidade: Pilar
    Música: Filho Pródigo - Mattos Nascimento
Publicidade Lateral










Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 90363 Usuários Online: 499


(82) 3265-1901

Hora Certa







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Pilar FM 87,9 - Todos os direitos reservados