O atual sistema de agendamento das Centrais Já! (ja.al.gov.br) conta com a liberação de 100% das vagas sem horário fixo e permite maior flexibilidade no agendamento de diversos serviços que podem ser acessados através das unidades Já!.
A liberação de vagas no sistema de agendamento ocorre diariamente,
permitindo que os cidadãos acessem as oportunidades de forma mais equilibrada.
Da noite de sexta-feira até domingo são liberadas 100% das vagas para a
segunda-feira seguinte e 20% das vagas dos outros dias da semana. E de segunda
a sexta-feira são disponibilizadas 100% das vagas do dia seguinte e mais 20% de
cada um dos dias seguintes.
“Nossa prioridade é garantir que os cidadãos tenham acesso fácil e
rápido aos serviços das Centrais Já!. Com o atual sistema de agendamento,
estamos conseguindo oferecer mais flexibilidade e eficiência nos atendimentos.
Continuamos trabalhando constantemente para melhorar a experiência do cidadão
nas Centrais Já!, e o novo sistema de agendamento é um grande passo nessa direção.”,
afirmou João Claudino, superintendente da Superintendência de Atendimento ao
cidadão (SAC) - JÁ!.
O número de vagas disponíveis para agendamento pode variar de acordo com
o tipo de serviço, o tempo de atendimento e a estrutura de cada unidade, incluindo
fatores como a quantidade de guichês e o horário de funcionamento.
Essa nova organização busca evitar a sobrecarga da plataforma e ampliar
as chances dos usuários conseguirem agendar atendimentos nos dias e horários
mais convenientes.
Vagas para RG
Recentemente, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e
Patrimônio (Seplag), por meio da SAC, reduziu o tempo de atendimento para a
emissão de RGs. Essa medida teve como objetivo liberar mais tempo para
atendimento de novas vagas para o serviço. Uma nova medida como essa está sendo
estudada novamente pela secretaria, para que mais vagas possam ser
disponibilizadas à população, como enfatiza João Claudino.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados até agora, mas não paramos
por aí. Temos uma série de outras ações em andamento para melhorar ainda mais o
atendimento e ampliar o acesso aos serviços públicos. Estamos ampliando a rede
de postos de atendimento, especialmente em regiões com maior demanda e menor
acesso aos serviços. Isso inclui a instalação de novas unidades do SAC e
parcerias com prefeituras para oferecer serviços integrados. Estamos
trabalhando na integração de sistemas entre órgãos públicos para que o cidadão
não precise fornecer a mesma informação várias vezes. Isso agiliza o atendimento
e reduz a burocracia. Nossa meta é continuar evoluindo e oferecer um serviço
público de qualidade, ágil e acessível a todos os alagoanos. Acreditamos que,
com essas medidas, estamos no caminho certo para alcançar esse objetivo”,
concluiu o superintendente.
Vale salientar que toda a população do Estado tem acesso ao agendamento para emissão de RG, independente de idade, gênero, raça ou condições físicas ou internas. Se o requerente quiser emitir um RG, por exemplo, e não tiver as informações necessárias, como CPF, será necessário que um parente próximo, como mãe, pai, irmã/ão, realize esse agendamento, que só pode ser feito de forma on-line pelo requerente ou por meio do auxílio de facilitadores ou de outras pessoas de confiança, através do endereço ja.al.gov.br.