Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (16), o presidente Lula (PT) continuou a levantar acusações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que ele tem responsabilidade pelos atos ocorridos no dia 8 de janeiro. Além de reclamar que o mercado não se incomodou com as desonerações, isenções de impostos e benefícios concedidos pela gestão de seu grande opositor político.
Lula afirmou que, apesar de ter desrespeitado a responsabilidade fiscal e o teto de gastos, Bolsonaro não enfrentou a mesma reação do mercado que ele está recebendo agora. O presidente tem repetido críticas contra “o mercado” e enfatizado que foi eleito para governar para o povo, o que tem gerado ruídos na economia.
“Entre desoneração, isenção e benefícios, ele [Jair Bolsonaro] gastou quase 60 bilhões de dólares para ganhar as eleições […] O mercado não ficou irritado com isso. Eu não vi o mercado se queixar da quantidade de coisas [aprovadas], que desrespeitaram a responsabilidade fiscal e o teto de gastos”, afirmou Lula.