Nesta quarta-feira (29), um grupo de 30 deputados federais da oposição apresentou um pedido de impeachment contra o presidente Lula. O documento de 20 páginas foi encaminhado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e alega que o chefe de Poder Executivo cometeu crime de responsabilidade ao coagir um representante do Poder Legislativo, atacar instituições e agentes do estado e manter investigados em cargos de comando do governo federal.
Os parlamentares argumentam que a qualidade geral do governo é um “desgoverno demonstrado numa análise rápida de três pontos essenciais: desrespeito às instituições democráticas, improbidade e gestão econômica”. Além disso, destacam que o presidente da República ataca reiteradamente os “agentes da lei” que atuaram na força-tarefa da Lava Jato, o que já teve sérias consequências para o combate à corrupção no país.
A maioria dos deputados que assinaram o pedido de impeachment é do PL e do Progressistas. Agora, cabe a Arthur Lira decidir se o pedido será aceito e seguirá para análise no plenário da Câmara.