O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou claro para seus aliados mais próximos que deseja mais um enfretamento contra Jair Bolsonaro em 2026. Lula pretende que Bolsonaro seja declarado inelegível e preso. Recentemente, a Polícia Federal realizou uma operação de busca e apreensão na casa de Bolsonaro, e Lula demonstrou felicidade nas redes sociais. Segundo a revista Veja Lula quer o confronto direto novamente com Bolsonaro em 2026.
Atualmente, a cassação dos direitos políticos é a maior ameaça a Bolsonaro do que uma eventual ordem de prisão. Há 16 ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pedem a inelegibilidade do presidente. Uma delas já tem parecer do Ministério Público Eleitoral a favor da condenação do ex-presidente por abuso de poder político.
Entre os governistas, há divergências sobre os efeitos políticos de uma eventual condenação de Bolsonaro pelo TSE. Enquanto alguns acreditam que a ausência do presidente pode beneficiar o PT, outros argumentam que Bolsonaro se tornaria um cabo eleitoral ainda mais poderoso e teria mais força para fazer campanha pelo nome escolhido por ele para sucedê-lo.
Nas rodas de políticos, especula-se que três governadores de direita têm potencial para concorrer à Presidência em 2026: Tarcísio de Freitas (São Paulo), Romeu Zema (Minas Gerais) e Ratinho Jr (Paraná). Enquanto isso, Lula segue firme em sua intenção de enfrentar Bolsonaro nas urnas e, segundo seus aliados, está confiante em uma vitória em 2026. Lembrando que Lula não deixou legado politico para eventual ausência no PT.