Os organizadores do Foro de São Paulo, movimento tradicionalmente crítico ao “imperialismo estadunidense”, estão cobrando uma taxa de inscrição de 50 dólares para cada participante, e 250 dólares para cada partido político que participará de um evento que acontecerá em Brasília.
O encontro, que reunirá partidos e organizações de esquerda, será realizado em Brasília de 29 de junho a 2 de julho, um evento motivado pela recente eleição de Lula.
O Hotel San Marco será o anfitrião do evento deste ano, onde representantes de partidos que apoiam regimes autoritários, como o Partido Comunista de Cuba, o Partido Socialista Unido da Venezuela e a Frente Sandinista de Libertação Nacional da Nicarágua de Daniel Ortega, estarão presentes.
De acordo com a descrição do encontro, a XXVI Reunião do Foro ocorrerá em um contexto complicado, marcado por vitórias e lutas significativas dos povos latino-americanos. Os organizadores enfatizam a importância da integração regional, a proteção do meio ambiente, dos povos e da soberania, além da resistência ao ‘neoliberalismo’ na região.