Nesta quinta-feira (7), quarenta parlamentares da oposição solicitaram à Procuradoria-Geral da República o impeachment do presidente Lula e do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, acusando-os de potencial “uso político da Polícia Federal”, conforme informou o deputado Paulo Bilynskyj.
As recentes afirmações de Dino são o fundamento para a reivindicação. Em uma ocasião, o ministro manifestou que a Polícia Federal estava a serviço da “causa de Lula e do Brasil”. Ele também declarou sua intenção de direcionar a PF para averiguar possíveis ilícitos perpetrados por membros do Ministério Público Federal e do Judiciário envolvidos na operação Lava Jato.
Os comentários de Dino foram percebidos pelo Congresso como um alerta direto a figuras como o ex-juiz Sergio Moro e o ex-procurador Deltan Dallagnol – agora políticos opositores – bem como outros participantes judiciários da mencionada operação, coincidiram com o dia em que o ministro do STF, Dias Toffoli, invalidou evidências relacionadas à operação, lançando críticas severas à Lava Jato.