O desempenho de Flávio Dino no Ministério da Justiça tornou-se uma fonte de preocupação para Lula, que vem reconsiderando uma possível nomeação do socialista para o Supremo Tribunal Federal (STF). A atuação de Dino tem sido alvo de críticas, especialmente no PT, que deseja influenciar a escolha de Lula para o STF.
O Ministério da Justiça historicamente tem sido uma plataforma para catapultar nomes ao Supremo, como foi o caso de Alexandre de Moraes, ex-ministro da Justiça no governo de Michel Temer. No entanto, Flávio Dino levou dez meses para apresentar um programa de segurança em sua gestão.
O programa de Dino só foi lançado após muita cobrança e uma crise de segurança pública na Bahia, onde o governador petista Jerônimo Rodrigues ainda enfrenta grandes problemas.
A reunião entre Lula e o ministro da Defesa, José Múcio, realizada ontem (24), abordou a questão da segurança, o que refletiu negativamente na atuação de Dino.
Além disso, atitudes desrespeitosas e faltas de Dino em relação a convocações também prejudicaram sua relação com parlamentares, que têm o poder de aprovar ou rejeitar indicados ao STF.
Outro incidente que manchou a imagem de Dino foi a execução de médicos na Barra da Tijuca, que ocorreu um dia após ele adiar o envio da Força Nacional para o Rio de Janeiro.