O deputado estadual, e pré-candidato à prefeitura de Vitória (ES), Capitão Assumção (PL) foi preso pela Polícia Federal durante um culto evangélico na noite desta quarta-feira (28), atendendo a uma ordem do Supremo Tribunal Federal. A prisão, solicitada pela Procuradoria-Geral de Justiça do Espírito Santo (PGJ-ES), alega descumprimento de uma decisão proferida pelo ministro Alexandre de Moraes.
Imediatamente após a prisão, Assumção foi conduzido à sede da PF, onde prestou depoimento. A notícia da detenção chegou rapidamente ao presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, que agiu prontamente, enviando o procurador-geral da Ales e o diretor de Relações Institucionais, ambos com expertise jurídica, para oferecer assistência ao deputado. “Fomos notificados e estamos tomando todas as medidas necessárias para assegurar que ele receba o suporte adequado, dada sua posição no Legislativo”, afirmou Santos.
Sobre a possibilidade de Assumção ser afastado de suas funções parlamentares, Santos se manteve reservado, citando a ausência de detalhes sobre a decisão do STF.