Domingo, 20 de Abril de 2025

Buscar  
Política
Publicada em 27/01/25 às 14:18h - 71 visualizações
PGR solicita arquivamento de inquérito sobre Renan Calheiros alegando falta de provas

Hora Brasília

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu o arquivamento de um inquérito que investigava o senador Renan Calheiros (MDB-AL) por suposto recebimento de propina entre 2012 e 2014. A acusação era de que Calheiros teria favorecido o empresário Richard Klien, do setor portuário, na formulação de leis, em uma negociação mediada pelo lobista Milton Lyra, apontado pela Polícia Federal como operador do MDB.

Em sua justificativa, Gonet afirmou que os indícios encontrados inicialmente não sustentam a continuidade das investigações. “Os indícios iniciais não mais projetam a mesma sombra de gravidade sobre a conduta do investigado, esvaziando a justa causa para continuidade do apuratório contra o parlamentar”, declarou o procurador-geral.

A investigação apontava que Richard Klien teria doado R$ 200 mil ao então PMDB em 2012, dois meses antes da edição da Medida Provisória (MP) dos Portos. No entanto, Gonet ressaltou que a edição de MPs é prerrogativa exclusiva da Presidência da República.

“Na ausência de indícios que sugiram que Calheiros participou da sua edição ou influenciou a então presidente Dilma Rousseff, essa circunstância falha em fornecer fundamentação suficiente para a sua manutenção no polo passivo”, argumentou Gonet.
Dilma Rousseff negou à Polícia Federal qualquer interferência de Renan Calheiros na formulação da medida.

O arquivamento desse caso soma-se a outros pedidos recentes envolvendo Renan Calheiros:
Em 2023, a PGR pediu o encerramento de uma investigação sobre suposto recebimento de propina da Odebrecht (atual Novonor) para apoio a uma medida provisória que concedia vantagens fiscais a empresas no exterior;

Foi arquivado também um inquérito sobre desvios no Postalis, fundo de pensão dos Correios, em que Calheiros era acusado de aceitar propinas;
Outro caso relacionado à Lava Jato, envolvendo pagamentos ilícitos da empresa Hypermarcas a políticos do MDB, também foi encerrado.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:






VITROLÃO
Peça sua Música

  • Denize Barbosa dos Santos
    Cidade: Pilar
    Música: clone - Luan Santana
  • Denize
    Cidade: Pilar
    Música: clone - Luan Santana
  • marli
    Cidade: pilar
    Música: solidão a três- gusttavo lima
  • Denize
    Cidade: Pilar
    Música: Clone - luan Santana
  • Mateus
    Cidade: Maceió
    Música: I miss you
  • Drogaria Almeida
    Cidade: Pilar
    Música: Filho Pródigo - Mattos Nascimento
Publicidade Lateral






Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 119911 Usuários Online: 41


(82) 3265-1901

Hora Certa







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Pilar FM 87,9 - Todos os direitos reservados